OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA AMAZONENSE: PANORAMA ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Autor
  • Daniel Barbosa de Carvalho
  • Co-autores
  • Felipe de Jesus Furtado dos Santos , Henrique César Mendonça Ituassú , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • Este estudo tem como foco a análise do papel das olimpíadas científicas na educação básica amazonense, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), competições que vêm contribuindo para a formação acadêmica e para o estímulo à cultura científica. Historicamente, a participação estudantil no Amazonas enfrentou desafios estruturais, como a falta de programas de preparação, desigualdades entre escolas e dificuldades de acesso para estudantes do interior. O objetivo deste trabalho é examinar o panorama atual da participação nessas olimpíadas, identificando desafios e apontando perspectivas futuras. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, utilizou relatórios oficiais e registros de premiações. Os resultados indicam que, apesar das limitações, existem polos de capacitação de estudantes, primariamente em escolas particulares e públicas seletivas.

  • Palavras-chave
  • olimpíadas do conhecimento, OBMEP, OBI, OBF, Amazonas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica