O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) afeta 5% a 6% das crianças em idade escolar e é um desafio à educação inclusiva. Caracteriza-se por dificuldades motoras que prejudicam atividades cotidianas, escolares e sociais, associadas a déficits em funções executivas como memória de trabalho, controle inibitório e
flexibilidade cognitiva, impactando leitura, escrita e matemática. Este estudo buscou analisar o estado da arte entre funções executivas, desempenho motor e dificuldades
de aprendizagem em crianças com TDC. Realizou-se revisão integrativa da literatura, conforme PRISMA 2020, em bases internacionais (2015-2025). Dos 274 artigos
encontrados, apenas sete atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontam desempenho motor e cognitivo inferior nas crianças com TDC em comparação aos
pares típicos. Evidenciou-se que exercícios motores, atividade física e estímulo das funções executivas contribuem para avanços acadêmicos e inclusão escolar.
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