FUNÇÕES EXECUTIVAS, DESEMPENHO MOTOR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

  • Autor
  • Rafael Oliveira da Silva
  • Co-autores
  • Mateus Richard Ribeiro Batista , Lucio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  • O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) afeta 5% a 6% das crianças em idade escolar e é um desafio à educação inclusiva. Caracteriza-se por dificuldades motoras que prejudicam atividades cotidianas, escolares e sociais, associadas a déficits em funções executivas como memória de trabalho, controle inibitório e

    flexibilidade cognitiva, impactando leitura, escrita e matemática. Este estudo buscou analisar o estado da arte entre funções executivas, desempenho motor e dificuldades

    de aprendizagem em crianças com TDC. Realizou-se revisão integrativa da literatura, conforme PRISMA 2020, em bases internacionais (2015-2025). Dos 274 artigos

    encontrados, apenas sete atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontam desempenho motor e cognitivo inferior nas crianças com TDC em comparação aos

    pares típicos. Evidenciou-se que exercícios motores, atividade física e estímulo das funções executivas contribuem para avanços acadêmicos e inclusão escolar.

  • Palavras-chave
  • Transtorno motor; Cognição; Aprendizado motor; Problemas de aprendizado; Atividade física.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica