O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA- NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MANACAPURU/AMAZONAS.

  • Autor
  • Laíssa Fernanda Neves de Lima
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo, demonstrar que o teatro em sua plenitude, pode ser uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento psíquico, cognitivo, intelectual e social da criança portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Afetada por uma condição neurológica que compromete o desenvolvimento da comunicação, comportamento e interação social; a criança com esse transtorno pode ficar vulnerável ao preconceito e a exclusão pela sociedade, acarretando em mais isolamento e dificuldade na interação com o mundo. O presente estudo, surgiu a partir da observação de crianças portadoras deste transtorno que eram envolvidas em apresentações escolares. A pesquisa realizada, bem como o contexto deste trabalho, demonstrou que inegavelmente, a implantação de peças teatrais nas escolas, possuem imensas contribuições no desenvolvimento das crianças com transtorno do espectro autista e que as pesquisas em volta do assunto ainda são escassas no município de Manacapuru.

  • Palavras-chave
  • Escola, autismo, teatro, inclusão e desenvolvimento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica