BRINCAR E RECICLAR: A MAGIA DA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA EM FAMÍLIA

  • Autor
  • VIVIANE MARIA DE CARVALHO TAVARES
  • Resumo
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    Introdução

    Na primeira infância, os sentidos são portas para o conhecimento. O projeto foi realizado no Maternal I (1 ano) da Creche Municipal Profª Libânia, em Manaus-AM, e teve como disparador a história autoral O Jaraquinho Curioso, que apresentou o fundo do Rio Amazonas às crianças. A partir dessa narrativa, organizaram-se vivências sensoriais com areia, folhas, galhos, pedras e argila, integrando literatura, natureza, arte e ciência. Crianças e famílias participaram ativamente, fortalecendo vínculos e promovendo a alfabetização científica desde cedo.

    Objetivo

    Proporcionar experiências sensoriais com elementos inspirados no fundo do Rio Amazonas, favorecendo a curiosidade científica e o protagonismo infantil.

    Método

    As atividades ocorreram entre julho e agosto de 2025, com todas as turmas do Maternal I. Após a contação da história O Jaraquinho Curioso, foram organizadas caixas e tapetes sensoriais com elementos naturais. As crianças exploraram livremente, utilizando todo o corpo. As famílias colaboraram com a coleta de materiais e a produção de quadros sensoriais em casa, expostos na Feira de Ciências da creche. O processo foi registrado em fotos, vídeos e anotações pedagógicas.

    Impacto na Escola e na Comunidade

    O projeto aproximou famílias e escola, estimulando práticas de valorização da natureza e ampliando o sentido de pertencimento à cultura amazônica. Para a comunidade escolar, mostrou-se exemplo de como propostas sensoriais podem iniciar a alfabetização científica na creche, reconhecendo a criança como sujeito de investigação.

    Conclusão

     

    A experiência revelou que é possível promover investigação científica na educação infantil por meio de vivências sensoriais. As crianças demonstraram encantamento e curiosidade, enquanto famílias e escola se uniram em torno da valorização do rio e da cultura amazônica. Assim, reforça-se que o tempo, a escuta e os materiais naturais são elementos fundamentais para que bebês se tornem protagonistas de suas descobertas.

     

  • Palavras-chave
  • Educação infantil, Reciclagem Sustentabilidade Criatividade Participação familiar Brinquedos pedagógicos
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
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