DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL PARA O ENSINO DE IDIOMAS: O CASO DO SCAMBLY

  • Autor
  • Arleson Brito da Silva Junior
  • Co-autores
  • Paulo Henrique Guedes Araújo , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento do Scambly, uma plataforma digital para o ensino de idiomas baseada no escambo de conhecimento por meio de uma moeda virtual chamada S-coins. A proposta surge como alternativa frente às desigualdades socioeconômicas e à exclusão digital que limitam o acesso ao aprendizado linguístico no Brasil, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da população. A metodologia adotada envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa de mercado, análise de plataformas similares, definição do público-alvo e desenvolvimento tecnológico com foco na usabilidade e na inclusão digital. A dinâmica permite que usuários ensinem um idioma que dominam em troca de pontos, que podem ser utilizados para aprender outro idioma, promovendo assim uma relação colaborativa e autônoma de ensino-aprendizagem. Os testes realizados com usuários reais indicam que a mecânica de troca de pontos aumenta o engajamento e o senso de pertencimento dos participantes.

  • Palavras-chave
  • ensino de idiomas, tecnologia educacional, intercâmbio linguístico, idiomas, software de idiomas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
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