EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: AS REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS NA ESCOLA E OS DESAFIOS DA SUPERAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS

  • Autor
  • Natalie Andrade Nobre
  • Resumo
  • No Brasil, a promulgação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 representou um marco legal crucial ao tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena em todas as etapas da educação básica. No entanto, a implementação dessas diretrizes esbarra em desafios profundos. Muitas vezes, o cumprimento da lei se restringe a atividades pontuais e superficiais durante as datas comemorativas, esvaziando seu potencial transformador. Esta pesquisa, portanto, origina-se da necessidade de compreender como se materializam, no chão da escola, as representações das culturas indígena e afro-brasileira. Objetiva analisar criticamente as narrativas e práticas pedagógicas vigentes, identificando os mecanismos de estereotipagem e propondo reflexões alinhadas a uma educação intercultural crítica, entendida como um processo contínuo de "descolonização dos saberes" (CANDAU, 2020) e de construção de um projeto pedagógico verdadeiramente inclusivo e antirracista.

  • Palavras-chave
  • Educação Intercultural Crítica. Estereótipos Raciais. Lei 11.645/2008. Formação de Professores. Decolonialidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica