CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA SÍNDROME DE DOWN

  • Autor
  • Thayza Braga de Brito
  • Co-autores
  • Maria Almerinda de Souza Matos
  • Resumo
  •  

    Este estudo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica “Síndrome de Down: reflexões legais e teóricas na perspectiva inclusiva”, focando na conceituação, características e identificação da síndrome. A Síndrome de Down, ou Trissomia 21, é a condição genética mais comum associada à deficiência intelectual, causada por um cromossomo 21 extra. No Brasil, estima-se cerca de 300 mil pessoas com a condição, que ocorre a cada 600 a 800 nascimentos. As características incluem traços físicos como braquicefalia, olhos amendoados e hipotonia, além de alterações clínicas e variação no comprometimento cognitivo. Comportamentalmente, indivíduos são afetuosos e bem-humorados. O acompanhamento adequado favorece seu desenvolvimento integral, e compreender essas especificidades é essencial para promover inclusão escolar efetiva e superar estigmas históricos.

  • Palavras-chave
  • Síndrome de Down; Educação Inclusiva; Educação Especial; Trissomia 21
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica