Robótica Sustentavel: Construindo Soluções Inovadoras Para Práticas Geográficas

  • Autor
  • MARIA FRANCILMA ALMEIDA DE SOUZA
  • Co-autores
  • Monique Ferreira , Sarah Emanoelly Lima de Souza , Rebeca Mamede Dourado
  • Resumo
  • Este projeto teve como objetivo analisar a inclusão da robótica sustentável para inovar as aulas de geografia, com bons resultados na aplicação de conceitos geográficos e que neste contexto se estabeleceu a aprendizagem dos alunos de 6º do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Carolina Perolina, situada em uma área periférica de Manaus/Am. Com o intuito de tornar o ensino mais acessível, abordamos a questão da sustentabilidade ambiental. O projeto foi estruturado em três fases distintas. A primeira fase consistiu na coleta e análise de informações disponíveis em diversas fontes, como livros, websites, artigos e jornais, permitindo uma interação entre robótica, ensino-aprendizagem e interdisciplinaridade. Na segunda etapa, os participantes do projeto participaram de oficinas conduzidas pelo professor de Matemática da escola (voluntário), utilizando ferramentas como PowerPoint e Canva para criar materiais didáticos interativos, apresentações, questionários e vídeos para a implementação de plataformas online de programação, com a utilização de ferramentas como Scratch e Tinkercad Circuits, possibilitando aos alunos a criação de projetos interativos e a simulação de circuitos eletrônicos. A terceira fase envolveu a interpretação dos dados coletados e sua posterior socialização na comunidade escolar, visando enriquecer os resultados obtidos. Nesta etapa, foram montados protótipos e elaborado o relatório final do projeto. Os instrumentos de coleta incluíram questionários fechados para todos os participantes do projeto, bem como diários de bordo periódicos. Referências: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. São Paulo. Papirus, 2004.

  • Palavras-chave
  • Robótica sustentável; ensino da Geografia; práticas pedagógicas inovadoras.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica