TREINANDO E FALANADO: UM INSTRUMENTO DE INTEVENÇÃO DO NEPPD/FACED/UFAM

  • Autor
  • PEDRO PAULO DO NASCIMENTO MENDES
  • Co-autores
  • Sergio Junior Coelho Borges , Everton Vinicius Freitas Morais , Vitor Monteiro Lopes , Maria Almerinda de Souza Matos
  • Resumo
  • O presente trabalho apresenta um relato de experiência voltado ao desenvolvimento da linguagem oral em uma criança com dificuldades na fala, especialmente na pronúncia de palavras que continham os fonemas “x”, “ch” e “sh”. A intervenção foi realizada no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), utilizando o instrumento Treinando e Falando, desenvolvido por Maria Aparecida Maurício e Joston Miguel da Silva. O acompanhamento ocorreu durante seis semanas e teve como foco atividades estruturadas para promover a fluência verbal, articulação e aspectos fonoarticulatórios.

    Os resultados foram observados ao longo dos atendimentos: R.M. passou a conseguir pronunciar melhor palavras que anteriormente apresentavam maior dificuldade, evidenciando progressos na pronúncia e engajamento social da criança, reforçando a importância de intervenções psicopedagógicas mediadas por instrumentos de linguagem.

  • Palavras-chave
  • Psicopedagogia; Linguagem Oral; Educação Inclusiva; Segunda Infância.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica