LITERATURA INDÍGENA: A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Anne Kethleen Baraúna Barbosa
  • Co-autores
  • Ane Keila Tavares , Rosana Ramos de Souza
  • Resumo
  • O presente trabalho é um relato de experiência de pibidianos do Núcleo de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM resultado do Projeto de Extensão Literatura Indígena: a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola pública no município de Parintins – AM. Extensão desenvolvido no período de 05 de maio a 06 de junho de 2025, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que ocorreu nas seguintes etapas: a) seleção dos autores indígenas e suas obras; b) organização das obras em categorias temáticas; c) realização das atividades práticas em sala de aula e as produções textuais dos estudantes; d) culminância do projeto para todo o corpo escolar. Os resultados observados foram a curiosidade dos educandos sobre os povos indígenas na atualidade, a mudança de pensamento e acima de tudo a apreciação da leitura e a construção do ser literário.

  • Palavras-chave
  • Literatura indígena, Povos indígenas, Formação de leitores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica