ADAPTANDO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA CÁLCULO DE TRAJETÓRIA

  • Autor
  • Ulisses Feitoza Pereira Neves
  • Co-autores
  • Luis Fernando da Silva Guedes , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma ferramenta computacional interativa voltada para o estudo do lançamento oblíquo de projéteis, um conceito fundamental da cinemática. A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer um ensino mais prático e dinâmico. A aplicação foi desenvolvida com base nas equações do movimento uniformemente acelerado, verificadas e validadas por meio de testes comparativos com os resultados teóricos. Durante a fase de testes experimentais, a ferramenta demonstrou alta precisão nos cálculos, reproduzindo com fidelidade os valores esperados para diferentes condições de lançamento. Além disso, foi observada uma significativa melhora na compreensão dos alunos, que passaram a interagir ativamente com os conceitos de cinemática, formulando hipóteses e verificando os resultados em tempo real.

  • Palavras-chave
  • lançamento oblíquo, simulação computacional, física aplicada, educação tecnológica, ensino superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica