PROGRAMA DE EQUOTERAPIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PERFIL DOS PRATICANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DO NÚCLEO DE EQUOTERAPIA DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS (PMAM)

  • Autor
  • Joao Kennedy Pereira Gomes
  • Co-autores
  • Yan Fabiano Kettle dos Santos , Rodrigo Naranjo de Oliveira , Dhessica Paiva do Nascimento , Andressa Ribeiro Contreira
  • Resumo
  • Objetivou-se identificar o perfil dos praticantes de equoterapia com TEA, em função das características, objetivos com a prática, aspectos motores, cognitivos e socioafetivos. Foram participantes 08 praticantes, que apresentaram laudo médico confirmando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destes, 07 eram do sexo masculino e 01 do sexo feminino, com idades entre 4 e 14 anos. A maioria dos praticantes encontra-se em idade escolar e matriculados em escolas regulares. Dentre os objetivos para iniciar a prática da equoterapia, foram observados: desenvolvimento da autonomia, da interação social e da socialização; estímulo à linguagem funcional e ao diálogo; promoção da atenção, do equilíbrio e da percepção corporal. Em se tratando do perfil dos participantes, verificou-se poucas limitações motoras significativas e as principais demandas se concentraram nos aspectos cognitivos e socioafetivos, relacionados à atenção, socialização e controle de frustrações. 

  • Palavras-chave
  • Equoterapia; Desenvolvimento infantil; Transtorno do Espectro do Autismo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
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