Gestão Escolar Democrática e Educação Inclusiva: fundamentos legais e teóricos para a construção do Projeto Político Pedagógico

  • Autor
  • Sérgio Junior Coelho Borges
  • Co-autores
  • Maria Almerinda de Souza Matos
  • Resumo
  • Este estudo pertence ao projeto de PIBIC cadastrado (PIB-H/0036/2024), intitulado “Gestão Escolar e Educação Inclusiva: uma articulação necessária na construção do Projeto Pedagógico”, e corresponde ao objetivo “Descrever as orientações teóricas e legais para implementação da Educação Inclusiva no Projeto Pedagógico Escolar”. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se na Pedagogia Histórico-Crítica que tem como método a Dialética, que evidenciam o caráter processual e a relação recíproca entre homem e sociedade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégia a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que a Educação Inclusiva constitui como pilar substancial para a consolidação de uma escola pública de qualidade. A análise dos referenciais teóricos e políticos demonstra que esse paradigma reforça a importância da participação coletiva, que deve se materializar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de transformação.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Projeto Político Pedagógico, Gestão Escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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