O DESENVOLVIMENTO INFANTIL FUNDAMENTADO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: O BRINCAR COMO PRÁTICA DE EXISTÊNCIA NAS INFÂNCIAS RIBEIRINHAS

  • Autor
  • Ana Cristina Mota da Costa Cunha
  • Co-autores
  • João Luiz da Costa Barros
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta um recorte de um subcapítulo de tese de doutorado defendida em maio de 2025 no Programa de Pós-Graduação e

    em Educação na Amazônia  (PPGEDA/UFAM). O objetivo é discutir o desenvolvimento infantil fundamentado na Teoria Histórico-Cultural,  

    com ênfase no brincar como prática de existência nas infâncias ribeirinhas amazônicas. O texto traça um panorama do estado do

     conhecimento, a partir de teses e dissertações disponíveis no Catálogo da CAPES, e analisa contribuições de Deniur (2023), Prata 

    (2021) e Teixeira (2009). Os resultados indicam que o brincar, longe de ser apenas recreação, constitui prática social, linguagem e

     atividade-guia do desenvolvimento infantil, sendo mediado pela cultura, pela linguagem e pelas interações sociais. Conclui-se que o

     brincar nas infâncias amazônicas deve ser reconhecido como direito, prática cultural e espaço de formação identitária, fundamental à 

    constituição da subjetividade e da cultura.

     


     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Infâncias amazônicas, Brincar, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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