Crescer na sala de aula, erguer-se com a História – relato de experiência do ensino fundamental na construção da Consciência Negra na escola.

  • Autor
  • Ramily Frota Pantoja
  • Co-autores
  • Raphael Handerson Garcia da Silva
  • Resumo
  •  

    A escola pode ser apropriada a partir de inúmeros significados por jovens alunos de todas as séries. Ao passo que é lugar formativo e de sociabilidades, podemos esbarrar em situações pontuais ou mesmo dinâmicas violentas. É trabalho cotidiano produzir a escola que queremos e isso não acontece ao largo de disputas. Discutir racismo na escola é produzir presença e permanência de alunos na educação básica, produzir direitos, compromissos e posturas que também são políticas. Os debates sobre questões étnico-raciais estão presentes nos mais diversos conteúdos de História ao longo de todo o ano letivo, o que contribui para que os estudantes construam uma perspectiva crítica de conhecimento histórico, no ssentido de promover a educação democrática e antirracista na escola pública e compreender a sociedade a partir de um conhecimento histórico articulado com o Direito à História.

  • Palavras-chave
  • Cidadania; democracia; antirracismo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica