ARTIVIS: JOGO RPG QUE VISA PROMOVER A VALORIZAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL COM A ASCENSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Autor
  • Carlos Arthur do Nascimento Ferreira
  • Co-autores
  • Larissa Barreiros Guedes , Ricardo Chagas Fernandes
  • Resumo
  •  

    Este projeto parte da análise do movimento das Vanguardas Europeias em diálogo com os atuais desdobramentos da geração de imagens por meio da Inteligência Artificial (IA), situando-se em um período marcado por intensas transformações culturais, sociais e tecnológicas. Assim como a industrialização remodelou profundamente os modos de produção e impactou a vida de trabalhadores e criadores em diferentes esferas, a ascensão da IA também afeta, de forma direta, a produção artística e a percepção do papel do artista. Ao propor esse paralelo, o projeto convida a refletir sobre como as mudanças estruturais que hoje atravessam o campo da arte encontram ecos nos processos de ruptura que marcaram a transição da arte medieval para a arte moderna e, mais adiante, para a emergência das vanguardas. Diante da revolução artístico-tecnológica contemporânea e do crescimento expressivo da indústria de jogos digitais, o projeto  buscou elaborar uma experiência que não se restringisse à mera reprodução estética, mas que levantasse questões socioculturais acerca da autoria, da criatividade e da valorização da arte em um contexto permeado por algoritmos. O objetivo foi oferecer não apenas uma vivência de entretenimento, mas também um espaço de reflexão crítica e de resgate histórico, recriando de forma lúdica a atmosfera e os dilemas de um período que redefiniu o fazer artístico.Essa estratégia ressalta a capacidade dos jogos digitais como uma forma de comunicação que pode engajar, entreter e aumentar a consciência cultural, estabelecendo o ARTIVIS como uma proposta inovadora que valoriza a criatividade, fortalece o pensamento crítico e amplia a compreensão do papel transformador da arte em contextos atuais.

     

  • Palavras-chave
  • Jogo RPG; Entretenimento; Cultura; IA; Tecnologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica