AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO ORIENTADORA E OS FATORES INTERVENIENTES NO RENDIMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO AMAZONAS

  • Autor
  • Zilmar da Cunha Galdino
  • Co-autores
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
  • Resumo
  • Esse trabalho é parte da pesquisa que objetiva avaliar como se institucionaliza a função orientadora frente aos fatores intervenientes do rendimento acadêmico no Ensino Superior do Amazonas diante a execução das políticas de expansão e a necessidade de discutir como essa formação se efetiva e seus reflexos no desenvolvimento humano e social. A metodologia , nesse recorte da pesquisa, trouxe a discussão e a análise reflexiva, pois as discussões no âmbito teórico mostram o processo de expansão pelo qual passa a universidade e põe em evidência, antiga, mas nem por isso, desatualizada discussão: a necessidade de se ampliar nas políticas de expansão, medidas adequadas aos novos paradigmas sociais e econômicos, face às mudanças na educação superior e suas implicações no ingresso e permanência de estudantes que não tinham acesso. As conclusões aportam para a inclusão de mecanismos reais de melhorias, pois a quantidadedeve subordinar-se à qualidade, e esta em resultados viáveis e visíveis.

     

  • Palavras-chave
  • Função Orientadora; Ensino Superior; Rendimento Acadêmico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica