O MUNDO INVISÍVEL DO IGARAPÉ: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • SUZIANE VIEIRA BONFIM
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta o projeto “O mundo invisível dos igarapés”, desenvolvido com crianças da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Manaus. A proposta buscou despertar a curiosidade científica e a consciência ambiental a partir da investigação da água do igarapé “Geladinho”, localizado próximo à escola e frequentado pela comunidade para lazer. As crianças realizaram a coleta da água e construíram microscópios com sucatas, utilizados como recurso lúdico para compreender a função do instrumento científico e sua importância para observar o que não é visível a olho nu. Embora não tenham sido realizadas observações reais em laboratório, as crianças exploraram a aparência da água coletada, perceberam resíduos, cores e odores, e compararam suas percepções com imagens de micro-organismos obtidas em materiais de apoio pedagógico. A experiência uniu ciência, ludicidade e valorização do território amazônico.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Igarapés; Iniciação Científica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica