Saldo Positivo: Ambiente Virtual de Aprendizagem para Educação Financeira

  • Autor
  • Davi Cauassa Leão
  • Co-autores
  • Erick Magalhães Coutinho , Jadson Farias Fernandes Filho , Otávio Freitas Barbosa Filho
  • Resumo
  •  

    O projeto tem como objetivo desenvolver o aplicativo Saldo Positivo, voltado à promoção da educação financeira entre adolescentes do Ensino Médio, sem se limitar exclusivamente a essa faixa etária. A proposta surge diante do cenário brasileiro marcado por déficits na formação escolar no que diz respeito ao ensino de finanças, somados à falta de diálogo familiar sobre o tema. Nesse contexto, o projeto busca utilizar recursos tecnológicos — como vídeos explicativos, resumos e questões interativas — como forma de facilitar e incentivar o aprendizado financeiro de maneira acessível, atrativa e eficaz. O aplicativo contará com funcionalidades como a área de perfil do usuário, na qual será possível visualizar o progresso pessoal e editar dados, e módulos temáticos organizados em assuntos específicos, cada um com materiais didáticos integrados. O Saldo Positivo funciona de modo a favorecer o aprendizado autônomo e crítico, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes sobre suas decisões financeiras. O projeto visa, assim, reduzir lacunas do ensino tradicional e integrar tecnologia à educação como estratégia de transformação social e econômica de jovens brasileiros.

     

  • Palavras-chave
  • Educação financeira; Ensino médio; Aplicativo educacional; Aprendizagem autônoma; Inovação pedagógica; Tecnologia educacional.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica