Escuta de crianças venezuelanas em práticas de leitura e escrita no contexto do estágio curricular nos anos iniciais em Manaus

  • Autor
  • Natalie Garcia Brandão
  • Co-autores
  • Danielle Rose Souza Cruz Melo , Darianny Araújo dos Reis
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho refere-se a um relato de experiência do estágio curricular supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Manaus, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, com foco na inclusão de crianças venezuelanas. No decorrer do estágio, observamos que as principais dificuldades estavam relacionadas à barreira linguística, que comprometia a participação, o pertencimento e gerava silenciamento. Com apoio da gestão e professoras, desenvolvemos um trabalho de alfabetização com quatro crianças imigrantes, buscando auxiliar na apropriação do sistema alfabético da língua portuguesa. A experiência, inspirada na perspectiva da alfabetização e letramento da abordagem ABACADA e na Sociologia da Infância, evidenciou a relevância de escutar as crianças como sujeitos de direitos e valorizar suas diferenças culturais, apontando a necessidade de práticas inclusivas que assegurem educação de qualidade e respeito à diversidade.

  • Palavras-chave
  • Sociologia da Infância; Crianças; Alfabetização; Letramento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica