Quilombo como ferramenta viva – história, memória legado no ensino de história

  • Autor
  • Ramily Frota Pantoja
  • Co-autores
  • Kamilly Katariny Nascimento da Costa
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo falar de experiências históricas na escola através da reflexão e relato acerca do evento sobre consciência negra realizado anualmente na Escola Maria Teixeira Góes. Na última edição, a turma a qual pertencíamos tratou da importância dos Quilombos, da cultura e das ideias de liberdade para povos negros no Brasil. Objetivamos ampliar o conhecimento sobre quilombos, entender sua importância, bem como a importância do evento de consciência negra na escola. Além disso, apresentar a dimensão de um evento que busca promover o conhecimento histórico que considera o protagonismo dos próprios alunos. Conhecer e aprender história partindo de pesquisas e fontes históricas. O trabalho trabalho carrega consigo relatos e experiências valiosas vividas dentro de sala de aula e onde podemos expressar relatos e contribuições. Construímos com os professores  momentos de aprendizado e de fala e não apenas ouvintes, mas também sujeitos de nosso conhecimento e de nossa história.

  • Palavras-chave
  • Quilombos; memória; cidadania
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica