GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE RURAL, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DO CAMPO

  • Autor
  • Daniel Silva dos Santos
  • Co-autores
  • Gilberto Teixeira da Silva
  • Resumo
  • O artigo teve como fundamento os estudos acerca da gestão escolar democrática como um instrumento para o fortalecimento de identidade na escola do campo, na elaboração de projetos, currículo e práticas pedagógicas que valorizam a realidade local. O presente trabalho teve como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a construção e condução de projetos pedagógicos que reconhecem o território, a cultura e os sujeitos do campo. O trabalho discute o papel da gestão escolar frente às políticas que tendem a urbanizar as metodologias educacionais, desconsiderando as especificidades do campo, através da promoção de projetos educativos que envolvem a comunidade. A partir dessas reflexões, busca-se contribuir sobre a integração do currículo escolar com práticas contextualizadas, para a valorização da identidade rural, e na construção de uma educação emancipadora, crítica e participativa.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Gestão Democrática; Currículo, Projetos pedagógicos; Educação no Campo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica