SARAU CULTURAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL RODOVIÁRIA DE MANAUS

  • Autor
  • JULIANA MOTA DE CASTRO
  • Co-autores
  • VANESSA FARIAS BATISTA
  • Resumo
  •  

     Este relato de experiência tem como objetivo relatar a experiência de um sarau cultural realizado entre os anos de 2022 a 2024 em uma escola da zona rural rodoviária em Manaus, que atende no noturno, estudantes da rede estadual do ensino médio por meio do Ensino Presencial Mediado por Tecnologias e discutir esse evento enquanto estratégia pedagógica, destacando seu papel no desenvolvimento da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil. O referencial teórico apoia-se em Monteiro e Brito (2025), Ismério (2016) e Peres-Tompes (2025). A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta. A análise dos dados seguiu uma abordagem interpretativa. Os resultados apontam que o sarau constitui-se uma prática pedagógica eficaz, promovendo a interação e a participação ativa dos estudantes no processo educativo.

  • Palavras-chave
  • Sarau Cultural, Ensino Presencial Mediado por Tecnologias, Juventude
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica