DESCOBRINDO O RIO COM AS MÃOS: TEXTURAS DO FUNDO DO RIO

  • Autor
  • VIVIANE MARIA DE CARVALHO TAVARES
  • Co-autores
  • PRISCILA CUNHA ALMEIDA
  • Resumo
  • Introdução

    Na primeira infância, os sentidos são a principal via de acesso ao conhecimento, favorecendo descobertas cognitivas, motoras e afetivas (BNCC, 2018). Considerando a importância do território amazônico, este projeto foi desenvolvido no Maternal I (1 ano) da Creche Municipal Profª Libânia, em Manaus-AM, a partir da narrativa autoral O Jaraquinho Curioso. A história apresentou o fundo do Rio Amazonas às crianças, despertando interesse e encantamento. A partir dela, organizaram-se vivências sensoriais com elementos naturais (areia, sementes, folhas, galhos, pedras e argila) para promover alfabetização científica desde os primeiros anos, unindo literatura, natureza, arte e ciência.

    Objetivo

    Proporcionar experiências sensoriais com elementos inspirados no fundo do Rio Amazonas, favorecendo a curiosidade científica e o protagonismo infantil.

    Método

    As atividades ocorreram no período de julho a agosto de 2025, em todas as turmas do Maternal I. O trabalho iniciou-se com a contação da história O Jaraquinho Curioso, seguida de vivências em caixas sensoriais e tapetes com elementos naturais. As crianças exploraram os materiais livremente, utilizando mãos, pés e todo o corpo. Paralelamente, as famílias participaram coletando materiais e produzindo quadros sensoriais em casa, que foram expostos na Feira de Ciências da creche. O processo foi documentado em fotos, vídeos e registros escritos.

    Impacto na Escola e na Comunidade

    O projeto fortaleceu os vínculos entre escola e famílias, valorizando práticas de cuidado com a natureza e ampliando o sentido de pertencimento à cultura amazônica. Para a comunidade escolar, revelou-se um exemplo de como práticas sensoriais podem iniciar a alfabetização científica na creche, valorizando a criança como pesquisadora desde cedo.

    Conclusão

     

    A experiência demonstrou que é possível promover investigação científica na educação infantil por meio de propostas sensoriais. As crianças vivenciaram encantamento, curiosidade e interações sociais, enquanto famílias e escola se aproximaram em torno da valorização da cultura amazônica. O projeto reforça que, ao oferecer tempo, escuta e materiais naturais, criamos um ambiente fértil para que bebês se tornem protagonistas de suas descobertas.

  • Palavras-chave
  • Primeira infância Alfabetização científica Experiência sensorial Natureza Literatura infantil
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica