FORMAÇÃO CONTINUADA EM IRANDUBA: A POLÍTICA DA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Priscila Soares Lima
  • Co-autores
  • Maíra Gomes de Souza , Heloísa da Silva Borges
  • Resumo
  •  

    A formação em Iranduba objetivou sanar lacunas educacionais causadas por fatores climáticos e pela pandemia a partir das concepções da educação do campo, metodologias ativas e da Pedagogia Histórico-Crítica. A prática docente foi incentivada com dinâmicas, jogos e trilhas pedagógicas, respeitando a autonomia dos professores cursistas. Destacaram-se reflexões sobre dificuldades dos alunos, como a não alfabetização no Fundamental II, e o uso de teorias como o letramento literário e a pedagogia histórico-crítica com base na concepção da Educação do Campo. A formação promoveu troca de experiências e planejamento de práticas para recompor aprendizagens essenciais dos estudantes. Conclui-se que é possível buscar formas de romper a lógica capitalista neoliberal, mesmo na implementação de uma política que possua esse carácter.

  • Palavras-chave
  • Educação do Campo, Língua Portuguesa, Formação continuada, Recomposição das Aprendizagens
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica