MIRAGE: JOGO DE AÇÃO EXPLORANDO O SINCRETISMO DE ESTÉTICAS VISUAIS PROVENIENTES DE CULTURAS DISTINTAS

  • Autor
  • Ana Paula de Souza Andrade
  • Co-autores
  • Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa aborda a problemática da desvalorização das expressões artísticas e culturais por parte do público jovem, fator que compromete a preservação e o reconhecimento da diversidade cultural. Diante desse cenário, o estudo propõe o desenvolvimento de um jogo digital de aventura para desktop, intitulado Mirage: ecos do Passado, que explora a fusão de estéticas visuais provenientes de diferentes culturas. Para embasar teoricamente a investigação, adotou-se a pesquisa bibliográfica, contemplando conceitos relacionados à arte, cultura e jogos digitais, além da aplicação de técnicas de design de jogos, como o desenvolvimento de narrativa, a prototipagem de interfaces e a implementação de mecânicas interativas.  Os resultados esperados incluem a criação de um protótipo funcional que integre elementos artísticos de múltiplas tradições em uma experiência lúdica e imersiva, estimulando o interesse dos jogadores por diferentes manifestações culturais e visuais.Dessa forma, conclui-se que os jogos digitais podem atuar como ferramentas educativas eficazes, promovendo o engajamento cultural, a valorização da arte e o fortalecimento da identidade social dos jovens.

  • Palavras-chave
  • jogos digitais, jogo, arte, educação, diversidade cultural.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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