Falar de liberdades na Consciência Negra – Jornais abolicionistas e a história na escola

  • Autor
  • Renato Freitas de Araújo Aguiar
  • Co-autores
  • Ramily Frota Pantoja
  • Resumo
  • Entendemos que a história articula presente e passado. Mesmo sem previsões de futuro, sabemos que a história não acaba hoje e por isso, do presente vislumbramos e agimos possibilidades de futuro. Pensando os jornais como fontes históricas nos perguntamos de que forma os jornais abolicionistas contribuíram para o fim da escravidão no Brasil? E a partir de referências e fontes, apresentamos a forma como esses jornais impactaram a sociedade brasileira engajando pessoas e mobilizando-as diante da realidade negra no país.  Entendemos que parte da população negra foi escravizada e outra parte também sofria com outras consequências. O que gerou reflexões sobre a resistência que cativos, pretos e pardos tiveram nesta luta, esperança e frustração também estiveram presentes. Tive por objetivo transmitir aos colegas o que havia aprendido com as fontes e refletir sobre como os jornais são construídos e constroem perspectivas sociais. Fazer parte desse evento trouxe um sentimento especial de participação na luta abolicionista e sem dúvidas muda a forma de enxergar o passado até o presente, as ações humanas têm impactos na realidade social, transmitimos ao público o rigor que era viver aquilo. Apesar de um evento tão importante ser realizado apenas uma vez por ano, o conhecimento obtido forma uma opinião diária e se aplica no nosso dia a dia.

  • Palavras-chave
  • Liberdades; Consciência Negra; Cidadania
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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