PRECONCEITO LINGUÍSTICO E DESAFIOS CURRICULARES EM CONTEXTOS AFRICANOS LUSÓFONOS: desafios e perspectivas

  • Autor
  • Elton Júlio Valentim
  • Co-autores
  • Tome Simão Kissanga Marcelo , Ussumane Balde , Suely Mascarenhas
  • Resumo
  •  

    Introdução: A comunicação realizada ao abrigo de estudos de mestrado junto ao PPGCEH UFAM, reúne diálogos sobre desafios do preconceito linguístico em contextos africanos lusófonos (Guine Bissau, Angola e Moçambique). Segundo nossas experiencias profissionais em muitas salas de aula da Guiné-Bissau, de Angola e de Moçambique, ouvem-se palavras que ecoam como estrangeiras no próprio chão onde os pés pisam. Metodologia: Para atender o objetivo dessa comunicação cientifica, recorremos a revisão de literatura especializada e memorias autoetnografias de vivencias profissionais nos contextos pesquisados. Discussão: Da analise das informações reunidas para essa comunicação, percebemos que em territórios atravessados por lutas anticoloniais, reconstruções nacionais e esperanças de soberania cultural, a escola emerge como palco das mais sutis disputas simbólicas. Conclusão: Compreendemos que a negação das línguas locais nas práticas pedagógicas transcende a esfera da gramática e da técnica.

  • Palavras-chave
  • Preconceito Linguístico; Ensino Comparado; Intercultural idade; Angola; Guine Bissau; Moçambique.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica