Manacapuru nossa terra, nossa historia: LEITURA, ESCRITA E CULTURA LOCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • Autor
  • KATIANE FREITAS DOS SANTOS
  • Co-autores
  • Fernanda Caroline Nunes Leal
  • Resumo
  •  

    Este artigo apresenta o projeto Manacapuru, Nossa Terra, Nossa História, realizado com crianças da Educação Infantil na Creche Municipal Lígia Maria Silva Marinho, em Manacapuru-AM. O objetivo principal foi estimular a leitura e a escrita de forma significativa, alinhando-se aos campos de experiência da BNCC e valorizando a cultura local. A proposta integrou diversas linguagens — oral, visual, corporal e simbólica — com foco no reconhecimento de símbolos, histórias e tradições do município. As atividades pedagógicas envolveram poesia, música autoral, dramatizações e materiais lúdicos como álbuns de figurinhas e luvas pedagógicas. Por meio dessas práticas, as crianças vivenciaram experiências que favoreceram avanços no processo de alfabetização e fortaleceram sua identidade cultural. O projeto promoveu o sentimento de pertencimento, o respeito às raízes e incentivou a participação da comunidade escolar, criando vínculos entre o ambiente educacional e a história local. Dessa forma, a iniciativa contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas fases de aprendizagem e conectando saberes escolares com a realidade vivida. A valorização do território e das manifestações culturais de Manacapuru revelou-se essencial para a formação de sujeitos conscientes, expressivos e integrados ao seu meio.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Identidade Cultural, Leitura e Escrita, Manacapuru, Projeto Interdisciplinar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Oficina temática
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica