CENTRAL METEOROLÓGICA ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO MAKER Evandro Pereira de Souza – SEDUC/AM – Evandrop.1976@prof.am.gov.br Marcel Bruno Pereira Braga – Doutor – UFAM – marcelbraga@ufam.edu.br

  • Autor
  • Evandro Pereira de Souza
  • Resumo
  •  

    Resumo

    Este trabalho apresenta o Projeto Ciência na Escola – Central Meteorológica, desenvolvido no Laboratório Maker para aproximar os estudantes da prática científica. A proposta segue o conceito do “mão na massa”, no qual os alunos projetam e constroem instrumentos meteorológicos de baixo custo utilizando Arduino, impressora 3D e materiais recicláveis. O processo contempla observação, formulação de hipóteses, coleta e análise de dados climáticos. Foram trabalhadas variáveis como temperatura, umidade, pressão atmosférica e ventos. Os resultados mostram que a iniciativa favorece protagonismo estudantil, interdisciplinaridade e integração entre ciência e cotidiano, fortalecendo a consciência ambiental e tecnológica.

     

  • Palavras-chave
  • Laboratório Maker; Meteorologia; Ensino Ativo; Interdisciplinaridade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica