O ECUMENISMO EM YVES CONGAR: UMA COMPREENSÃO DE REFORMA E TRADIÇÃO

  • Autor
  • José Maykel André Galvão
  • Co-autores
  • Leonys Cristyan de Macedo dos Anjos , Ítalo Mateus Dutra de Oliveira
  • Resumo
  • Este trabalho trata do pensamento de Yves Congar sobre uma Igreja ecumênica, tema muito relevante para uma realidade pós Vaticano II. Este trabalho tem como objetivo identificar as raízes desse pensamento no teólogo francês, além de percorrer aspectos de sua vida antes da academia, deve-se também relacionar com fatos que ele mesmo buscou para melhor entender os irmãos de outras denominações cristãs. Yves Congar não desenvolveu apenas seu pensamento sobre a natureza e a estrutura da Igreja, mais também sobre a sua história, dos quais o mais destacado é a divisão da Igreja. Assim, com a interrogação “Como reconstruir a unidade da Igreja”, o dominicano entrelaça seu pensamento ecumênico de modo a entendermos que a compreensão dos termos reforma e tradição podem nos dar as chaves necessárias à construção da via plena de comunhão. Tal vivência traça a realidade contemporânea da Igreja, onde se percebe pela sua caminhada histórica, que “reforma” sempre foi um evento que acena para “revolução”, como mudança da realidade que temporal e material e a “tradição”, que longe de um enrijecimento de pensamento, se trata de conservar aquilo que é da essência, do campo espiritual imutável. Uma vez que entendemos estas realidades podemos melhor compreender como a relação da reforma no teólogo francês pode revelar a plena vivência de uma Igreja fincada sob a relação trinitária e perfeita entre o Pai, o Filho e o Espirito. Esse trabalho é de caráter teórico, realizado com o apoio de bibliografia em relação ao tema, sobretudo livros e artigos científicos. Os resultados no momento atual apontam a Igreja anda ao encontro das diferentes comunidades cristãs, pois possuem fidelidade à única Fonte. Por meio do Espírito Santo, a catolicidade não promove a uniformidade, mas a comunhão.

  • Palavras-chave
  • Yves Congar; Ecumenismo; Reforma.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • ST 1 - Teologia, Filosofia e Educação
Voltar Download

Prezadas e prezados congressistas e demais leitoras e leitores,

 

O cenário religioso brasileiro nunca foi caracterizado pela constituição de “fronteiras rígidas” entre as diversas formas de crer e de ser religioso. Por mais que se tente dizer o contrário, a forma de ser católico, espírita, budista, candomblecista, umbandista, esotérico e mesmo evangélico se expressa, na modernidade, como o resultado da “porosidade das fronteiras” com “os sagrados” dessas várias expressões religiosas. Esse fenômeno constitui não apenas as instituições religiosas contemporâneas no país, mas a própria cultura nacional.

Sendo assim, temos de admitir que, nestes tempos, os diversos ramos da ciência não são capazes, isoladamente, de dar conta de toda a realidade do “sagrado”, da “fé”, do “fenômeno religioso”. Ademais, em tempos de “religião em movimento” e “bricolagem da fé”, somente adentrando pelo caminho da interdisciplinaridade, ou mesmo da transdiciplinaridade, é que o conhecimento torna-se autêntico e credível.[1]

Por esta razão, o curso de Teologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e o curso de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram, em parceria, a primeira edição da Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico com o tema “Religião em movimento: diálogo entre Teologia, Filosofia e Ciências do século XXI”.

Por meio do diálogo entre Teologia, Filosofia e Ciências do século XXI, um dos objetivos deste evento é constituir-se como um espaço de debate e de reflexão acerca dos fenômenos das crenças no mundo contemporâneo e da mobilidade religiosa que proporcionam a existência de novas formas de “ser religioso” com pertencimentos, talvez, nunca antes imaginados.

Por isso, é com enorme satisfação que esta Comissão Científica organizou e dispõe para você os Anais da Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico da FCRN e UERN, contendo os resumos aprovados que fizeram parte da programação cientifica do evento, celebrado entre os dias 07 e 11 de outubro de 2019 na cidade de Mossoró/RN. Foram 34 resumos submetidos e apresentados na modalidade de Comunicação Oral em 4 sessões temáticas. Destes, 27 foram aprovados pela Comissão Científica para serem pulicados, na modalidade de comunicação, nestes Anais.

Esperamos que o conteúdo destes Anais sirva ao diálogo aberto, democrático e não hegemônico da religião e/ou das ciências. Mas, ao contrário, sirva para que ambas (religião e ciências) possam (re)inventar suas práticas, politizar seus posicionamentos, fortalecer seus argumentos, a fim de abrir caminhos que permitam o enriquecimento mútuo entre os diversos campos da ciência e a construção humanizante e humanizada do sujeito religioso no século XXI.

Os textos aqui publicados refletem as leituras e pesquisas de estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores e, consequentemente, o engajamento desses sujeitos com o desenvolvimento e fortalecimento da Teologia, Filosofia e as Ciências da Religião. Com isso, a Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico da Católica do RN e UERN pretende se destacar como um dos mais importantes eventos científicos dessa categoria. Para tanto, acreditamos que um dos principais instrumentos de difusão é a publicação das pesquisas, algumas ainda incipientes, que estão sendo realizadas no campo da Teologia, Filosofia e Estudos de Religião. Estes Anais, tem a finalidade de cumprirem esta função.

 

Desfrutem e boa leitura.

 

Comissão Científica.

 

DOI https://doi.org/10.29327/112796.1

 


[1] Cf., HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008, 238p.

Os trabalhos deverão apresentar estrutura de acordo com o que se pede neste documento e poderão ser enviados a partir do dia 19 de outubro de 2019 até o dia 25 de outubro de 2019. Na plataforma digital https://doity.com.br/semana-nacional-teo-filo-cr-e-coloq-filos onde sua inscrição foi realizada, acesse a aba ENVIO DO TRABALHO COMPLETO e inseria os dados de acordo com o que está sendo solicitado.

É fundamental que, antes de enviar o texto, o autor fique atento às opções das Sessões Temáticas. A seleção correta da Sessão Temática é de fundamental importância para que o seu trabalho seja publicado corretamente. Obrigatoriamente cada trabalho deverá ter uma (apenas uma) Sessão Temática, aquela que o trabalho foi apresentado. Caso tenha dúvida quanto à Sessão Temática na qual apresentou o trabalho, confira no seu certificado de apresentação.

 

Os trabalhos deverão seguir o que se pede:

 

§ Processador de texto Word 6.0 ou superior, formato A4, fonte Arial e tamanho 12 (exceto para citações longas e diretas e notas de rodapé), espaçamento 1,5 entre linhas e margens: superior e esquerda, 3cm e inferior e direita, 2cm; o parágrafo deverá utilizar recuo especial de 1,5 na primeira linha, com ressalva para citações longas e diretas que deverá utilizar recuo esquerdo 4,0 e fonte de tamanho 11 com espaçamento simples entre linhas; o rodapé deverá estar localizado ao final de cada página com tamanho de fonte 10;

§ Para formatar o trabalho, os autores devem se basear no modelo (tamplate) disponível na plataforma para envio do trabalho. Caso, esta norma não seja observada, os trabalhos não serão divulgados;

§ O Título do Trabalho deve transparecer uma ideia precisa do conteúdo e ser o mais objetivo possível, escrito todo em letra maiúscula, tamanho 12, em negrito e centralizado, com no máximo 16 palavras;

§ Os autores devem estar incluídos após o título, com um autor principal, no máximo mais dois coautores e/ou um orientador, alinhados à direita, tamanho 10, mesma fonte do texto e espaçamento simples entre linhas.

§ Para cada autor devem constar (em nota de rodapé) as credenciais de autor, seguidas de instituição e e-mail, tamanho 10 mesma fonte do texto, justificado e espaçamento simples entre linhas.

§ Número de páginas: o trabalho deverá conter no mínimo 06 (seis) e máximo 08 (páginas) páginas, incluindo as referências, tabelas, imagens e anexos;

§ Todos os autores deverão estar inscritos na I Semana de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e encontrarem-se sem pendências. São consideradas pendências:

§ Não ter pago a inscrição.

§ Não ter apresentado o trabalho.

§ Ter apresentado o trabalho, mas não ter assinado a ata de apresentações.

§ A submissão dos trabalhos será realizada exclusivamente pelo formato do arquivo padrão disponibilizado pelo evento (formato .docx);

§ Arquivos submetidos em outros formatos serão automaticamente EXCLUÍDOS e, consequentemente, excluídos dos Anais da I Semana de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião.

§ O título do trabalho (maiúsculo minúsculo) deverá, obrigatoriamente, nomear o arquivo a ser enviado (formato docx). Note que você só vai escrever o título do trabalho todo em letras maiúsculas no texto.

§ Cada arquivo enviado, deve conter apenas 1 (um) trabalho submetido. Se o mesmo autor comunicou mais de um texto, deverá submeter um de cada vez.

§ Após o encerramento das submissões, não será mais possível substituir o arquivo enviado. Assim, possíveis erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores;

§ Sob nenhuma condição, será aceita a inclusão de autor(es) após o encerramento da submissão do trabalho.

 

Os textos devem ser enviados pela plataforma do evento até o dia 25 de outubro de 2019, para publicação nos anais do evento.

 

Publicação (previsão): novembro de 2019.

 

A comissão científica.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (FCRN / FCF / UNICAP)

Alison Felipe de Moura (FCRN)

Antônio Carlos Dantas (FCRN)

Antônio Pereira Júnior (UERN)

Augusto Lívio Nogueira de Morais (FCRN)

Charles Lamartine Souza Freitas (FCRN)

Diego Menezes Augusto (FCRN)

Elder Lacerda Queiroz (UERN)

Flávio Augusto Forte Melo (FCRN)

Francisco Aluziê Barbosa das Chagas (FCRN)

Francisco Cornélio Freire Rodrigues (FCRN)

Francisco Crisanto Borges Araújo (FCRN)

Francisco Márcio Bezerra dos Santos (FCRN)

Glória Cristina de Oliveira Morais (FCRN)

Iara Maria Linhares (FCRN)

Josailton Fernandes de Mendonça (UERN)

José Alves Paiva Junior (FCRN)

José Janédson Oliveira (FCRN)

José Roberto da Silva (FCRN)

Karídia Kalliany Carlos de Freitas Moura (FCRN / UFERSA / UERN)

Maciel Rodrigues da Silva (FCRN)

Marcílio Oliveira da Silva (FCRN)

Maria do Socorro Oliveira (FCRN)

Patrícia Batista Barra Medeiros Barbosa (FCRN / UERN)

Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho (FCRN)

Talvacy Chaves de Freitas (FCRN)

Telmir de Souza Soares (UERN)

Wescley Paulo Pereira de Melo (FCRN)

FACULDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE - FCRN

             Praça Dom João Costa, 511 – Bairro Santo Antônio.

Mossoró/RN | CEP 59.611-120

(84) 3318-7648

E-mails: teologia@catolicadorn.com.br

 semanadeteologiacatolicadorn@gmail.com

 seminario.teologico@catolicadorn.com.br

Site: http://catolicadorn.com.br

Plataforma do evento: https://doity.com.br/semana-nacional-teo-filo-cr-e-coloq-filos

DADOS TÉCNICOS

 

Título: Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico

Periodicidade: Anual

Indiomas que serão aceitos os trabalhos: Língua Portugêsa

Volume: 1

Ano: 2019

Páginas: 284

ISSN: 

DOI: https://doi.org/10.29327/112796.1

Organização: Augusto Lívio Nogueira de Morais / Josailton Fernandes de Mendonça / José Alves Paiva Junior

Editora/Autor corporativo: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN

Cidade: Mossoró/RN

Editoração Eletrônica: José Alves Paiva Junior / Philipe Villeneuve Oliveira Rego

Revisão Final: Augusto Lívio Nogueira de Morais / José Alves Paiva Junior

Copyright da Compilação: Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico

Copyright dos textos: dos autores

 

Realização

Curso de Teologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN

 

Parceria

Departamento de Filosofia da FAFIC / UERN

 

 

Os conteúdos e as opiniões externadas nesta obra são de responsabilidade exclusiva dos autores de cada texto.

 

 

 

COORDENAÇÃO GERAL

Augusto Lívio Nogueira de Morais (FCRN)

Josailton Fernandes de Mendonça (UERN)

José Alves Paiva Junior (FCRN)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Cecília de Lima Pinheiro Gadelha (FCRN)

Charles Lamartine de Sousa Freitas (FCRN)

Ciro Vinícius de Melo Costa (FCRN)

Clóvis Augusto Freire Alves (FCRN)

Dara Daniella de Oliveira Nascimento (UERN)

Francisco Isaias da Costa (FCRN)

Francisco Márcio Bezerra dos Santos (FCRN)

Josailton Fernandes de Mendonça (UERN)

Júlio Cezar Fernandes Marques (FCRN)

Luiz Antonio dos Santos Vieira (FCRN)

Marcos Maciel de Souza Araújo (FCRN)

Mateus de Oliveira Sobrinho (UERN)

Max Bruno Damasceno (FCRN)

Mércia da Silva Pereira (FCRN)

Pedro Vítor Fernandes Damião (UERN)

Philipe Villeneuve Oliveira Rego (FCRN)

Rilma Gurgel Moreira (FCRN)

Não há edições anteriores. 2019 é a primeira edição deste evento.