O profissional da educação lida com diversas situações no cotidiano escolar, sendo uma delas a dificuldade em trabalhar os conteúdos de forma a manter a atenção dos alunos. Neste sentido, se insere o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que com a vivência dos pibidianos na escola permite perceber essa realidade. Assim, as intervenções em sala de aula foram pensadas como propostas metodológicas e práticas para contribuir com a formação docente desses pibidianos. Diante disto, este trabalho tem como objetivo, refletir a importância das intervenções aplicadas pelos pibidianos vinculados ao subprojeto “O pibid integrando teoria e prática na licenciatura em ciências biológicas” no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas-BA. As intervenções construídas em conjunto com a professora/supervisora partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula foram cruzadinhas, jogos de perguntas e respostas, roda de diálogos e aulas práticas. Dando destaque a intervenção denominada jogo da interrogação, foram utilizadas uma caixa contendo números referentes a perguntas feitas pelos pibidianos sobre o conteúdo, assim os alunos pegavam o número que indicava a pergunta a ser respondida. A cada acerto 1 ponto e a equipe com mais pontuações era a vencedora. Após ocorrer às atividades, os pibidianos fizeram reflexões e anotações sobre os pontos positivos e negativos de cada procedimento trabalhado na escola. Ao aplicar as intervenções, os pibidianos perceberam que diversificar o ensino é preciso, para atingir ao máximo de alunos. Para isso, é necessário conhecimentos sobre a prática docente. Cada intervenção realizada proporcionou aos pibidianos um melhor entendimento dos conteúdos biológicos e do ensino e a necessidade de revisitar esses conteúdos. Autonomia, domínio da sala de aula, melhora da oralidade foram fatores que amadureceram com as intervenções. Os alunos tiveram bons resultados diante as intervenções propostas, onde socializaram entre si e até mesmo com o docente e absorveram mais os assuntos.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica