IV Semana de Ciências Biológicas da UNEB / Campus II

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De 27 a 29 de novembro Todos os dias das 08h00 às 16h00

Sobre o Evento

O Diretório Acadêmico de Biologia e a Empresa Verde Jr do Campus II da UNEB, Alagoinhas, realizará a IV Semana de Ciências Biológicas nos dias 27 a 29 de novembro de 2019. O Evento que nesta edição abordará a temática "Biologia e Humanidade: Desafios da Era Antropocenica" tem como objetivo discutir os desafios e papel da Biologia no momento em que nos encontramos hoje: a Época dos Humanos. Aquela em que o Homo sapiens constata que a civilização se tornou uma força de alcance planetário e de duração e abrangência geológicas que vem modificado, nestes últimos 50 anos, seu ambiente como nunca o fizera antes, perturbando o sistema climático e deteriorando o equilíbrio da biosfera.

A programação envolverá oficinas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos orais, pôster e outras atividades voltadas não só aos alunos de biologia, como aos de outras áreas, que se relacionam direta ou indiretamente com a temática.

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Pátio
09h00 Cerimonia de abertura Abertura
Local: Auditório Oswald de Andrade
10h00 Intervalo Intervalo
Local: Geral
10h20 Biologia e humanidades: Desafios na era antropocenica Mesa-redonda
Local: Auditório Oswald de Andrade
11h30 Feirinha Feira
Local: Patio principal
12h00 Almoço Almoço
Local: Geral
13h00 Minicurso Minicurso
Local: Laboratórios
09h00 Biodiversidade e conservação ambiental: Desafios no cenário politico atual Mesa-redonda
Local: Auditório Oswald de Andrade
10h20 Atividade Cultural Imersão
Local: Geral
11h00 Pedagogia ativa Palestra
Local: Auditório Oswald de Andrade
09h00 Apresentação oral de trabalhos científicos Apresentação Oral
Local: Auditório Oswald de Andrade
10h30 Apresentação em posters Apresentação Pôster
Local: Geral
13h00 Oficinas Oficina
Local: Salas e Laboratórios
16h00 Encerramento e premiações Encerramento
Local: Auditório Oswald de Andrade
13h15 Sustentabilidade sócio-ambiental e prevenção do desenvolvimento de câncer sob a perspectiva da Genética Toxicológica Minicurso
Local: Sala 07

Estabelecer a relação entre estilo de vida e carcinogênese, considerando que a exposição ocupacional e ambiental das populações humanas aos agentes mutagênicos eleva a ocorrência de câncer, que se caracteriza como um conjunto de alterações morfofisiológicas celulares decorrentes do acúmulo de danos genéticos.

13h15 Minicurso: Princípios Básicos de Atendimento de Encalhes de Mamíferos Aquáticos Minicurso
Local: Sala 03

O minicurso tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre mamíferos aquáticos, com ênfase em cetáceos (golfinhos, botos e baleias) e sirênios (peixe-boi), abordando aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais. Também apresentará as principais ações durante atividade de atendimento de encalhe como estruturação da equipe de atendimento, primeiros socorros, coleta de dados e orientações para com o público em geral.

13h15 Analise da paisagem Minicurso
Local: Lab II

A qualidade ambiental da paisagem, a partir de indicadores referentes aos aspectos ambientais, sociais e econômicos das áreas naturais e ou antropizadas, utilizando a análise espacial. Verificar o grau de alteração e comprometimento da paisagem, com ferramentas de análise espacial.

13h15 Introdução a técnicas de coleta de macro e microfungos Minicurso
Local: Lab I
13h15 A relação toxica entre a humanidade e o mar Minicurso
Local: Lab III

O minicurso é destinado para aqueles interessados em amadurecer, integrar e popularizar conhecimentos acerca dos problemas ambientais que tanto destroem os ecossistemas. Teremos como foco os oceanos, um ambiente complexo, sensível e de grande relevância planetária . O curso discutirá as principais causas da poluição marinha e os problemas gerados ao meio ambiente. Em paralelo, abordará as principais e atuais consequências para a vida marinha através das publicações científicas dos últimos anos.

13h15 Conhecendo as algas do litoral baiano: Aspectos taxonômicos, ecológicos e biotecnológicos Minicurso
Local: Lab IV

Este minicurso propõe apresentar as algas marinhas de forma integrativa entre aulas teóricas expositivas e aulas práticas. Nas aulas teóricas apresentaremos os aspectos necessários à identificação através da morfologia, anatomia e ecologia dos grandes grupos do litoral da Bahia, a atual visão dos estudos das macroalgas, os principais compostos encontrados no grupo, avanços e perspectivas futuras da bioprospecão de microalgas, bem como uma visão geral do seu cultivo. Propomos aulas práticas com a extração de carragenana, polissacarídeo presente nas algas vermelhas utilizado pela indústria alimentícia como espessante e a observação dos caracteres morfológicos de macroalgas em lâminas ao microscópio. Macroalgas e microalgas marinhas são encontradas em diversas localidades e representam uma rica fonte de nutrientes e abrigo para outros seres vivos como os extensos bancos de rodolitos e as florestas de algas Kelps. No litoral baiano a ampla gama de substratos e acidentes geográficos proporciona uma diversidade de algas marinhas taxonomicamente distintas. Algas marinhas são uma fonte de compostos de interesse taxonômico e biotecnológico por produzirem, por exemplo, antioxidantes, antifúngicos e antibacterianos, além dos ácidos graxos utilizados na produção de biocombustíveis, porém há ainda um enorme potencial a ser estudado, sendo um campo que oferece grandes perspectivas para a biotecnologia.

13h15 Experimentos de baixo custo para o ensino de Biologia Minicurso
Local: A definir

O Minicurso visa o desenvolvimento de experimentos em Biologia, que possam ser desenvolvidos no âmbito dos Colégios Públicos que não apresentem infraestrutura adequada à prática experimental ou mesmo que não exista. A Biologia, passou a ser uma ciência conhecida por muitos e a mídia a coloca em evidência, passando informações muitas vezes não compreendidas pelos estudantes, mas que mesmo assim lhes despertam interesse. Procurando resolver essa questão, esse curso se inspira nos estudos da Relação com o Saber. O objetivo do minicurso é analisar a importância e o sentido de estudar e experimentar Biologia para os estudantes, compreendendo como eles se relacionam com os saberes ensinados nas aulas. Como instrumentos serão utilizados experimentos com material de baixo custo.

13h15 Conhecer para conservar: Os serviços ecológicos das abelhas nos ecossistemas Minicurso
Local: A definir

O presente minicurso tem como objetivo apresentar o uso da palinologia como ferramenta em estudos sobre ecologia e conservação de polinizadores. Através do conhecimento da morfologia de grãos de pólen, a palinologia permite ampliar a compreensão das relações tróficas, ecológicas e evolutivas entre as plantas e abelhas. Serão abordados conteúdos sobre os métodos de estudo da área (composição florística, morfologia floral, fenologia e recursos florais); a importância das abelhas nos biomas brasileiros; polinização agrícola; declínio dos polinizadores; métodos de preparação de exsicatas e do material polínico (palinoteca); e aplicação dos métodos de coleta de pólen corbicular de abelhas sem ferrão para estudos ecológicos.

13h15 Minicurso teórico-prático de aplicações bioinformáticas na pesquisa cientifica Minicurso
Local: A definir

Abordagem das principais aplicações da biologia computacional como metodologia direcionadora do delineamento experimental em bancada, e de análise de dados. Apresentação e aprofundamento, pratico, das metodologias de construção de árvore filogenética de máxima verossimilhança, modelagem tridimensional de proteínas, e desenho de primer.

13h15 Técnicas de coletas, herborização e inventário floristico: Minicurso
Local: A definir

Herbário é uma coleção científica de plantas que serve ao estudo da biodiversidade vegetal. O minicurso visa apresentar as noções básicas sobre biodiversidade vegetal através do estudo da flora, da gestão das coleções biológicas como os herbários e proporcionar capacitação para coleta, tratamento, herborização, montagem e manutenção de coleção didático-científica. Manejo do Herbário fanerogâmico e criptogâmico. Métodos de fumigação. Permutas, empréstimo e doação do material. Incorporação do material ao herbário. Sistemas de gerenciamento de herbários. Métodos de identificação e reconhecimento de árvores em floresta tropical. Classificação de plantas. Levantamento da diversidade de espécie vegetal. Características dendrológicas.

Paleoecologia: Obtendo respostas ecológicas a partir do passado registrado dos ecossistemas.

As pressões antropogênicas exercidas sobre os ecossistemas do planeta (usos da terra, introduções e perdas de espécies, mudanças nos ciclos biogeoquímicos do fósforo, nitrogênio, água, sílica e outros elementos, mudanças climáticas globais e perdas de biodiversidade) têm o seu registro mais antigo a partir de 9.000 anos atrás, com intensificação das mesmas a partir da metade do século 19. Grande parte do conhecimento que temos sobre a dinâmica dos ecossistemas, portanto, foram obtidas a partir de sistemas já modificados, pois o monitoramento regular dos ecossistemas é muito mais recente do que os impactos antrópicos, bem como é frequentemente pontual. Neste cenário, a paleoecologia surge como única alternativa para responder questões como: Qual era a condição prístina dos ecossistemas? Durante o Holoceno, os ecossistemas permaneceram estáveis ou sofreram mudanças? Se houve mudanças, quais são frutos de processos naturais e quais derivam de ações humanas? Quais os limites do Antropoceno? Em sistemas com propostas de manejo, houve recuperação dos mesmos? Este curso discutirá a importância da paleoecologia nestas e em outras questões científicas fundamentais para o entendimento dos “Desafios na Era Antropocênica”.

Às13h15 - Sala 09
13h15 Minicurso: Princípios Básicos de Atendimento de Encalhes de Mamíferos Aquáticos Minicurso
Local: Sala 03

O minicurso tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre mamíferos aquáticos, com ênfase em cetáceos (golfinhos, botos e baleias) e sirênios (peixe-boi), abordando aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais. Também apresentará as principais ações durante atividade de atendimento de encalhe como estruturação da equipe de atendimento, primeiros socorros, coleta de dados e orientações para com o público em geral.

13h15 Analise da paisagem Minicurso
Local: Lab II

A qualidade ambiental da paisagem, a partir de indicadores referentes aos aspectos ambientais, sociais e econômicos das áreas naturais e ou antropizadas, utilizando a análise espacial. Verificar o grau de alteração e comprometimento da paisagem, com ferramentas de análise espacial.

13h15 Introdução a técnicas de coleta de macro e microfungos Minicurso
Local: Lab I
13h15 Conhecendo as algas do litoral baiano: Aspectos taxonômicos, ecológicos e biotecnológicos Minicurso
Local: Lab IV

Este minicurso propõe apresentar as algas marinhas de forma integrativa entre aulas teóricas expositivas e aulas práticas. Nas aulas teóricas apresentaremos os aspectos necessários à identificação através da morfologia, anatomia e ecologia dos grandes grupos do litoral da Bahia, a atual visão dos estudos das macroalgas, os principais compostos encontrados no grupo, avanços e perspectivas futuras da bioprospecão de microalgas, bem como uma visão geral do seu cultivo. Propomos aulas práticas com a extração de carragenana, polissacarídeo presente nas algas vermelhas utilizado pela indústria alimentícia como espessante e a observação dos caracteres morfológicos de macroalgas em lâminas ao microscópio. Macroalgas e microalgas marinhas são encontradas em diversas localidades e representam uma rica fonte de nutrientes e abrigo para outros seres vivos como os extensos bancos de rodolitos e as florestas de algas Kelps. No litoral baiano a ampla gama de substratos e acidentes geográficos proporciona uma diversidade de algas marinhas taxonomicamente distintas. Algas marinhas são uma fonte de compostos de interesse taxonômico e biotecnológico por produzirem, por exemplo, antioxidantes, antifúngicos e antibacterianos, além dos ácidos graxos utilizados na produção de biocombustíveis, porém há ainda um enorme potencial a ser estudado, sendo um campo que oferece grandes perspectivas para a biotecnologia.

13h15 Experimentos de baixo custo para o ensino de Biologia Minicurso
Local: A definir

O Minicurso visa o desenvolvimento de experimentos em Biologia, que possam ser desenvolvidos no âmbito dos Colégios Públicos que não apresentem infraestrutura adequada à prática experimental ou mesmo que não exista. A Biologia, passou a ser uma ciência conhecida por muitos e a mídia a coloca em evidência, passando informações muitas vezes não compreendidas pelos estudantes, mas que mesmo assim lhes despertam interesse. Procurando resolver essa questão, esse curso se inspira nos estudos da Relação com o Saber. O objetivo do minicurso é analisar a importância e o sentido de estudar e experimentar Biologia para os estudantes, compreendendo como eles se relacionam com os saberes ensinados nas aulas. Como instrumentos serão utilizados experimentos com material de baixo custo.

13h15 Conhecer para conservar: Os serviços ecológicos das abelhas nos ecossistemas Minicurso
Local: A definir

O presente minicurso tem como objetivo apresentar o uso da palinologia como ferramenta em estudos sobre ecologia e conservação de polinizadores. Através do conhecimento da morfologia de grãos de pólen, a palinologia permite ampliar a compreensão das relações tróficas, ecológicas e evolutivas entre as plantas e abelhas. Serão abordados conteúdos sobre os métodos de estudo da área (composição florística, morfologia floral, fenologia e recursos florais); a importância das abelhas nos biomas brasileiros; polinização agrícola; declínio dos polinizadores; métodos de preparação de exsicatas e do material polínico (palinoteca); e aplicação dos métodos de coleta de pólen corbicular de abelhas sem ferrão para estudos ecológicos.

13h15 Minicurso teórico-prático de aplicações bioinformáticas na pesquisa cientifica Minicurso
Local: A definir

Abordagem das principais aplicações da biologia computacional como metodologia direcionadora do delineamento experimental em bancada, e de análise de dados. Apresentação e aprofundamento, pratico, das metodologias de construção de árvore filogenética de máxima verossimilhança, modelagem tridimensional de proteínas, e desenho de primer.

13h15 Técnicas de coletas, herborização e inventário floristico: Minicurso
Local: A definir

Herbário é uma coleção científica de plantas que serve ao estudo da biodiversidade vegetal. O minicurso visa apresentar as noções básicas sobre biodiversidade vegetal através do estudo da flora, da gestão das coleções biológicas como os herbários e proporcionar capacitação para coleta, tratamento, herborização, montagem e manutenção de coleção didático-científica. Manejo do Herbário fanerogâmico e criptogâmico. Métodos de fumigação. Permutas, empréstimo e doação do material. Incorporação do material ao herbário. Sistemas de gerenciamento de herbários. Métodos de identificação e reconhecimento de árvores em floresta tropical. Classificação de plantas. Levantamento da diversidade de espécie vegetal. Características dendrológicas.

Paleoecologia: Obtendo respostas ecológicas a partir do passado registrado dos ecossistemas.

As pressões antropogênicas exercidas sobre os ecossistemas do planeta (usos da terra, introduções e perdas de espécies, mudanças nos ciclos biogeoquímicos do fósforo, nitrogênio, água, sílica e outros elementos, mudanças climáticas globais e perdas de biodiversidade) têm o seu registro mais antigo a partir de 9.000 anos atrás, com intensificação das mesmas a partir da metade do século 19. Grande parte do conhecimento que temos sobre a dinâmica dos ecossistemas, portanto, foram obtidas a partir de sistemas já modificados, pois o monitoramento regular dos ecossistemas é muito mais recente do que os impactos antrópicos, bem como é frequentemente pontual. Neste cenário, a paleoecologia surge como única alternativa para responder questões como: Qual era a condição prístina dos ecossistemas? Durante o Holoceno, os ecossistemas permaneceram estáveis ou sofreram mudanças? Se houve mudanças, quais são frutos de processos naturais e quais derivam de ações humanas? Quais os limites do Antropoceno? Em sistemas com propostas de manejo, houve recuperação dos mesmos? Este curso discutirá a importância da paleoecologia nestas e em outras questões científicas fundamentais para o entendimento dos “Desafios na Era Antropocênica”.

Às13h15 - Sala 09
13h00 Fundamentos da fotografia na biologia Oficina
Local: A definir

Apresentar técnicas básicas e tipos de fotografia para serem aplicadas em campo e toda a área da biologia.

13h00 Ensaios fitoquímicos e biológicos: Analise de compostos vegetais bioativos Oficina
Local: A definir

A oficina tem como objetivo abordar a temática das biomoléculas de origem vegetal e suas aplicações. No cenário de bioprospecção de produtos naturais, as plantas ganharam destaque devido a síntese de compostos bioativos, oriundos do metabolismo secundário, aos quais são atribuídas diversas propriedades biológicas. Considerando a variedade de constituintes químicos com diferentes atividades biológicas entre os quais é possível listar os taninos, saponinas, alcalóides, terpenos, flavonóides, esteróides e outros. Durante a oficina serão levantados conhecimento dos principais ensaios fitoquímicos e biológicos para análise de compostos vegetais.

13h00 Aromaterapia Oficina
Local: A definir

Serão abordados os seguintes temas: 1- O que são Óleos Essenciais; 2- Vias de ação dos Óleos Essenciais; 3-Origens da Aromaterapia; 4-Aromaterapia Científica; 5-Tratamentos holísticos com Óleos Essenciais; 6-Prática: formulação de produtos; 7-Sessão de formas de uso dos Óleos Essenciais.

13h00 Resistência antimicrobiana, e eu com isso ? Oficina
Local: A definir

Resistência antimicrobiana pode ser definida como a capacidade de resistir ou inativar os mecanismos de ação dos antimicrobianos. Esse fenômeno é produto da seleção natural em que os microorganismos estão submetidos. A causa primordial para o surgimento da resistência é o acúmulo de mutações que surgem no genoma microbiano, no curso do processo evolutivo. Não obstante, o ser humano é considerado como co-responsável pelo crescimento desse processo e, pela dispersão das linhagens resistentes. Tratamento farmacológico conduzido de forma irracional, dispensação dos antimicrobianos nos ecossistemas e/ou seu uso como aditivos em ração animal são exemplos das intervenções humana que impactam direta e negativamente no controle e prevenção da resistência. A promoção de ações educativas, voltadas a minimização dessas atitudes são necessárias e urgentes, o que justifica a realização dessa atividade que consiste em uma oficina, cujo objetivo é sensibilizar seus participantes sobre nossa responsabilidade no fenômeno da resistência antimicrobiana, ao passo que discutimos as vias para sua prevenção e controle.

13h00 Entenda os conceitos de Talento Natual e Proposito de Vida Oficina
Entenda os conceitos de Talento Natual e Proposito de Vida
Local: A definir
13h00 Tecendo a Vida e SoulCollage(R) Oficina
Local: A definir

Reflexão sobre a Tecitura da Vida e construção de cartão SoulCollage(R) (Colagem da Alma) produzido a partir de imagens criativas que dão formas às várias faces da Alma.

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Local

Universidade do Estado da Bahia - Campus II, 48000-000, Rodovia Alagoinhas/Salvador, BR110, Km 03., Alagoinhas, Bahia
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Apoio

Realização

Organizador

IV SEMCBIO - UNEB

O Diretório Acadêmico de Biologia e a Empresa Verde Jr do Campus II da UNEB, Alagoinhas, realizará a IV Semana de Ciências Biológicas nos dias 06 a 08 de novembro de 2019. O Evento que nesta edição abordará a temática "Biologia e Humanidade: Desafios da Era Antropocenica" tem como objetivo discutir os desafios e papel da Biologia no momento em que nos encontramos hoje: a Época dos Humanos. Aquela em que o Homo sapiens constata que a civilização se tornou uma força de alcance planetário e de duração e abrangência geológicas que vem modificado, nestes últimos 50 anos, seu ambiente como nunca o fizera antes, perturbando o sistema climático e deteriorando o equilíbrio da biosfera.

A programação envolverá oficinas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos orais, pôster e outras atividades voltadas não só aos alunos de biologia, como aos de outras áreas, que se relacionam direta ou indiretamente com a temática.  

TRABALHOS HABILITADOS PARA APRESENTAÇÃO