EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Jacqueline do Nascimento Carvalho
  • Co-autores
  • Géssica Sena de Sales , Eltamara Souza da Conceição
  • Resumo
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    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo o aprimoramento da formação prática nos cursos de licenciatura, dando oportunidade ao licenciando de exercer a docência na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Pretende-se que seja um aprimorador da qualidade da formação docente, sendo relevante para o desenvolvimento profissional do licenciando, tendo como objetivo associar, de forma coerente, a teoria vista na universidade com a prática nas escolas.  O Programa Residência Pedagógica iniciado em agosto de 2018, tem uma carga horária de 440h, sendo distribuída da seguinte forma: 20h de observação (de alunos em sala, feiras, projetos), 40h de coparticipação (planejamento, reuniões, processos) 100h de estudos (projetos, aulas, artigos e seminários), 120h de intervenção (projetos), 100h de regência e 60h de produção (relatórios, artigos, materiais didáticos, seminários). O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivida por duas discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas-BA, no programa PRP, indicando sua importância na formação docente. As discentes foram bolsistas do programa PRP, CAPES, numa escola Municipal de Alagoinhas-BA. A vivência pedagógica proporcionada pelo PRP possibilitou a troca de conhecimento e articulação entre teoria e prática em docência, promovendo incremento na compreensão e execução dos fundamentos dos componentes curriculares pedagógicos, dado ao aumento da carga horária dentro da escola, permitindo o planejamento estratégico das ações no contexto escolar, segundo os princípios do programa, contribuindo para melhor qualificação profissional. Foi uma oportunidade de lidar e se articular com os diversos atores do contexto educacional no qual estavam inseridas. Portanto, as discentes consideram que o programa é de extrema relevância para o aperfeiçoamento do licenciando, pois através deste lhe foi dada maior segurança e autonomia para atuar na rotina escolar e executar todas as tarefas inerentes ao exercício da profissão, para a grandiosa responsabilidade de preparar o educando, através de métodos inovadores de ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, Licenciatura, Formação docente.
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