REGENERAÇÃO DE PLANÁRIAS (PLATYHELMINTHES: TURBELLARIA) E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM EDUCANDOS DO ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BA

  • Autor
  • Lila Monteiro Falcão
  • Co-autores
  • Alysson Santana Santos , Raquel Alves Almeida , Vileneide Santana de Araujo , Vitória Monise Santos de Aquino
  • Resumo
  • As planárias são vermes da Classe Turbellaria que têm como habitat ambientes aquáticos ou terrestres úmidos. São de vida livre e apresentam uma grande capacidade regenerativa, a qual se associa ao fato de possuírem uma grande quantidade de células totipotentes. A aliança entre teoria e prática é comprovadamente relevante para tornar a aprendizagem mais fácil. Na universidade, permite ao licenciando criar habilidade para o exercício da profissão e ao educando do ensino básico, facilita o entendimento dos conteúdos, além da subjetividade. O presente trabalho teve como objetivo promover a transposição didática, no exercício da docência sob orientação do professor, por licenciandos em Ciências Biológicas através de aula de cunho teórico-prático sobre a biologia de platelmintos. Durante as aulas de Biologia de Invertebrados I (semestre 2019.1) no DCETII (Campus II) - UNEB, foi realizada uma coleta no rio Catu na altura do Complexo Vegetacional UNEB - EBDA em Alagoinhas - BA, sendo utilizadas iscas a base de fígado bovino. Quatro planárias foram capturadas e, dentre estas, três foram submetidas à secção para a observação do processo de regeneração, mas apenas uma sobreviveu durante o período de 32 dias. Isso pode ter ocorrido por exposição ao estresse, no qual os animais podem não ter conseguido realizar a atividade de diferenciação e regeneração de forma eficaz, mas também por causa da ração de peixe utilizada, apesar de possuírem capacidade de sobrevivência em longos períodos de jejum, bem como exposição à luz. Os resultados foram apresentados para educandos do ensino médio de um colégio particular da cidade. A aula proporcionou, aos educandos, conhecer o experimento tanto na parte teórica como prática. Através dela, os licenciandos puderam verificar que a vivência da docência é promotora da capacitação e aperfeiçoamento. Isso foi observado a partir de reações positivas de aprendizado e interesse por parte dos educandos do ensino básico. Reforçando, assim, o papel da universidade pública na tríade ensino, pesquisa e extensão, além de criar uma relação entre o mundo real e as aulas teóricas dadas em classe

  • Palavras-chave
  • Docência; Extensão; Pesquisa; Planárias; Regeneração.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Zoologia
Voltar
  • Biotecnologia
  • Educação
  • Biodiversidade, meio ambiente e sustentabilidade
  • Anatomia, fisiologia e bioquímica
  • Citologia, genética e biologia molecular
  • Zoologia
  • Botânica
  • Ecologia
  • Parasito e microbiologia
  • Bioética
  • Micologia

Comissão Organizadora

Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves

Comissão Científica