AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Maria Eliana Santana da Cruz Silva
  • Co-autores
  • Cláudia da Silva Leão , Grace Kelly Chagas dos Santos
  • Resumo
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    A problemática ambiental é recorrente entre os temas abordados na escola. São aplicadas várias metodologias com o intuito de construir um aprendizado consciente, consistente e capaz de transformar os diferentes contextos escolares. Essa prática é necessária e deve ser contínua para que a ação multiplicadora permaneça no ambiente escolar e fora dele. Com essa premissa, o presente trabalho teve como estratégia prioritária, atrair a atenção dos estudantes e professores, de forma lúdica e ativa para a discussão dos problemas ambientais. Dessa, este trabalho caracterizou-se como pesquisa aplicada, uma vez que houve a elaboração e utilização de jogo didático, cuja finalidade foi verificar a contribuição do mesmo no processo ensino-aprendizagem de Biologia para a aprendizagem em educação ambiental. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: 1) pesquisa documental, com o intuito de coletar informações sobre os tipos de jogos produzidos e utilizados pela comunidade de pesquisadores e professores no ensino de Biologia. 2) observação participante, realizada durante sessões de utilização do jogo em sala de aula, com registros em diário de campo. 3) aplicação de questionários, antes e após o preparo e utilização do jogo. 4) Tabulação e analise de dados, este procedimento ocorreu em todas as etapas da pesquisa, fosse pela utilização de questionário quanto pela observação participante. Nas questões objetivas, foi realizada apenas uma tabulação simples de contagem de erros e acertos de cada questão, com a elaboração de tabelas e gráficos, apresentando, de cada item, os valores relativos. Para as questões discursivas, foi realizada uma análise textual para categorização das respostas. O método utilizado foi o indutivo, que é um processo de categorização realizado após a análise dos textos, de acordo com o modelo proposto por Moraes (2003), que é dividida em três etapas. Pela ordem, são elas: unitarização; categorização; e comunicação. Com a avaliação dos resultados, verificou-se que os jogos constituíram ferramentas importantes para a abordagem do tema ambiental no Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual no Município de Alagoinhas, Bahia. Tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, ao passo que, contribuem para a formação de alunos mais conscientes de suas responsabilidades socioambientais.

     

  • Palavras-chave
  • Educação;Educação Ambiental;Estatística; Jogos didáticos; Prática pedagógica.
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