Observa-se no Brasil uma grande precariedade do ensino nas escolas públicas devido a indisponibilidade de tecnologias e a curta carga horária de aulas, principalmente em relação à disciplina de Biologia. Esses fatores contribuem para uma deficiência científica e tecnológica no processo de ensino-aprendizagem na rede pública. Tendo em vista essa problemática, o presente trabalho teve como objetivo construir equipamentos similares aos laboratoriais com materiais reutilizáveis e de baixo custo para o desenvolvimento de experimentos em sala de aula, eliminando a necessidade de grandes investimentos financeiros na compra de equipamentos e materiais de laboratório. Assim, foi feito levantamento bibliográfico e a seleção do equipamento a ser confeccionado. A construção considerou o conteúdo em que os alunos possuíam mais dificuldade, de forma que seu aprendizado fosse complementado e otimizado, no caso o estudo do DNA. Após esta avaliação, foi construído um sistema de eletroforese de baixo custo a partir de uma caixa de bombom, fios para material odontológico e resina epóxi. Os fios atravessam a caixa de acrílico nas extremidades, constituindo os polos, positivo e negativo. A resina epóxi veda os furos deixados pelos fios. Dois carregadores de celular foram utilizados como fonte de energia, sendo ligados à cuba por presilhas tipo jacaré. Esse sistema foi testado em um experimento real com alunos do componente curricular Biotecnologia na Universidade do Estado da Bahia – Campus II. Para o experimento foi utilizada a extração do DNA da bactéria do gênero Staphylococcus e um sistema de eletroforese comercial para que houvesse uma comparação simultânea do desempenho de ambos. A partir disso, constatou-se que o equipamento desenvolvido conseguiu proporcionar a migração de fragmentos de DNA igualmente ao industrial. Isso permitiu um desempenho satisfatório do aprendizado pelos alunos e o reconhecimento da importância de aliar-se a teoria dada em sala de aula com as aulas práticas experimentais para o ensino da biologia.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica