APRENDENDO QUÍMICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Da universidade para a sala de aula

  • Autor
  • Vitória Monise Santos de Aquino
  • Co-autores
  • Esther Lima Farias , Magnólia Silva Queiroz , Firmizete Costa Moura
  • Resumo
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    A química é uma ciência que integra o nosso cotidiano e auxilia na compreensão de vários fenômenos que ocorrem constantemente ao nosso redor. Esta ciência encontra-se nos anos finais do ensino fundamental, mas é no 9º ano que se torna mais frequente. Para facilitar o entendimento da química e dinamizar as aulas, o uso de atividades práticas tem sido comum. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar uma intervenção realizada na Escola Estadual Oscar Cordeiro, no município de Alagoinhas-BA, por bolsistas de iniciação à docência, vinculados ao subprojeto “O PIBID integrando teoria e prática na licenciatura em Ciências Biológicas”, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus II. A intervenção consistiu na implementação de um mini-laborátorio, para auxiliar os alunos do 9ºAV, a compreender o assunto reações químicas e perceber que esta transcende a utilização de tabelas periódicas. A metodologia usada neste processo constou em dois momentos: O primeiro foi a montagem do mini-laboratório no qual foram utilizados materiais disponíveis no laboratório de química da UNEB. Foram selecionados materiais e soluções químicas para a prática de reações químicas. Os utensílios usados consistiam de: vidro de relógio, bastão de vidro, proveta, pipetador, algodão, becker, cápsula de porcelana, estante para tubos de ensaio, lamparina e pipeta graduada. Para a realização das reações foram escolhidas substâncias como o ácido sulfúrico concentrado, água oxigenada, permanganato de potássio, fita de magnésio, álcool, vinagre, glicerina líquida, nitrato de prata e cloreto de potássio. As reações foram escolhidas mediante um estudo prévio realizado pelas bolsistas e com o auxilio da técnica do laboratório de química da UNEB Rita Simões. No segundo momento, foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo mediante a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos em ambos os momentos foram satisfatórios. No questionário os estudantes citam que, por intermédio da intervenção modificaram seu pensar sobre a química, e perceberam que esta não é tão complicada. Durante todas as intervenções a turma mostrou-se bastante interessada com o assunto e, embora muitos estudantes tivessem dificuldade de associar o conteúdo de funções químicas, através da visualização dos experimentos, várias perguntas foram sanadas. Haja vista, a grande parcela conseguiu entender a importância dos conhecimentos da química e como ela está inserida no seu cotidiano. Esta intervenção aproximou os alunos de substâncias que eles não tinham o conhecimento, além disto, eles compreenderam como os utensílios são utilizados em um laboratório, bem como a importância de não infligir as normas do laboratório para reduzir os riscos de acidentes.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino; Química; Mini-laboratório; PIBID.
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