REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) ENQUANTO POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS-BA

  • Autor
  • Fabiano Hebert da Conceição
  • Co-autores
  • Ariane Rodrigues Muniz , Liliane Silva de Jesus , Gildeane Lopes Vasconcelos , Eltamara Souza da Conceição5
  • Resumo
  • O momento atual é marcado por grandes debates sobre as políticas de formação de professores, 

    visando à melhoria da educação no Brasil. Diante disso, surgiu em 2018, o Programa Residência 

    Pedagógica, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 

    a fim de proporcionar melhor formação a licenciandos com atuação na escola básica. Além disso, 

    buscar os direcionar de forma pragmática, de maneira que sua transposição didática esteja 

    identificada com a relação teoria e prática, aproximando assim os residentes, da realidade da 

    escola púbica. O presente trabalho visaapresentar aspectos que indicam a relevância do Programa 

    Residência Pedagógica (RP) enquanto promotor da formação e aperfeiçoamento da profissão 

    docente,para licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UNEB, Campus II, de Alagoinhas-

    BA. Neste trabalho, os residentes pertencentes ao programa, fazem um breve relato da experiência 

    vivida numa Escola da rede Estadual do Município de Alagoinhas-BA, em que relacionam suas 

    experiências no contexto escolar, com os fundamentos concernentes ao programa e aos aspectos 

    políticos abordados nos componentes curriculares do curso, bem como sua evolução enquanto 

    estudante desde a educação básica. Observaram que, ao se deparar com a realidade contextual, 

    verificam que, tendo em vista as limitações físicas e materiais das escolas, bem como, outras 

    questões inerentes ao corpo discente e à sua própria formação escolar, de modo geral,a formação 

    de profissionais da área de educação ainda permanecem em um processo de fragmentação, 

    restringindo-seainda às peculiaridades discutidas e mencionadas nos documentos do século 

    anterior até a vigente criação da LDB.Havendo assim, poucas mudanças desde então. Quanto à 

    sua formação ainda, indicam que ao ingressar no ensino superior, trazem consigo problemas 

    relacionados à má formação durante o Ensino Médio,tendo em vista o contexto escolar que 

    vivenciaram e que refletem na sua conduta e acabam reproduzindo muitas vezes, práticas antigas. 

    Desta forma, fica claro que para reparar esses possíveis problemas, é de extrema relevância 

    projetos e Programas como o Residência Pedagógica,para formar osfuturos professores com 

    qualificação diferenciada, a fim de inovar a sua prática na educação básica.

  • Palavras-chave
  • Fragmentação, Professores, Qualificação, Residência Pedagógica.
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