O momento atual é marcado por grandes debates sobre as políticas de formação de professores,
visando à melhoria da educação no Brasil. Diante disso, surgiu em 2018, o Programa Residência
Pedagógica, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),
a fim de proporcionar melhor formação a licenciandos com atuação na escola básica. Além disso,
buscar os direcionar de forma pragmática, de maneira que sua transposição didática esteja
identificada com a relação teoria e prática, aproximando assim os residentes, da realidade da
escola púbica. O presente trabalho visaapresentar aspectos que indicam a relevância do Programa
Residência Pedagógica (RP) enquanto promotor da formação e aperfeiçoamento da profissão
docente,para licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UNEB, Campus II, de Alagoinhas-
BA. Neste trabalho, os residentes pertencentes ao programa, fazem um breve relato da experiência
vivida numa Escola da rede Estadual do Município de Alagoinhas-BA, em que relacionam suas
experiências no contexto escolar, com os fundamentos concernentes ao programa e aos aspectos
políticos abordados nos componentes curriculares do curso, bem como sua evolução enquanto
estudante desde a educação básica. Observaram que, ao se deparar com a realidade contextual,
verificam que, tendo em vista as limitações físicas e materiais das escolas, bem como, outras
questões inerentes ao corpo discente e à sua própria formação escolar, de modo geral,a formação
de profissionais da área de educação ainda permanecem em um processo de fragmentação,
restringindo-seainda às peculiaridades discutidas e mencionadas nos documentos do século
anterior até a vigente criação da LDB.Havendo assim, poucas mudanças desde então. Quanto à
sua formação ainda, indicam que ao ingressar no ensino superior, trazem consigo problemas
relacionados à má formação durante o Ensino Médio,tendo em vista o contexto escolar que
vivenciaram e que refletem na sua conduta e acabam reproduzindo muitas vezes, práticas antigas.
Desta forma, fica claro que para reparar esses possíveis problemas, é de extrema relevância
projetos e Programas como o Residência Pedagógica,para formar osfuturos professores com
qualificação diferenciada, a fim de inovar a sua prática na educação básica.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica