QUEBRA-CABEÇAS BIOLÓGICO INCLUSIVO PARA ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Eliene da Silva Nunes
  • Co-autores
  • Alexandra Carvalho
  • Resumo
  • A educação inclusiva, para Ainscow (2009) é um processo de transformação de valores de ação, pois as práticas e serviços educacionais devem incorporar valores inclusivos. A igualdade, o respeito a diversidade, e sustentabilidade são os valores que devem perpetuar nas ações inclusivas na escola. Assim, propõe-se um jogo educacional, planejado e desenvolvido para que ocorra a inclusão entre os alunos surdos e toda a sala através de um quebra-cabeças com imagens do sistema reprodutor humano foi aplicado a estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Catu- Ba. O objetivo desse trabalho foi contribuir tanto no desenvolvimento educacional quanto social dos estudantes com deficiência auditiva, de modo a integrá-los através de uma aprendizagem significativa sobre o sistema reprodutor humano apresentados através da atividade lúdica A sala foi dividida em dois grupos. O representante de cada grupo decidiu por meio de sorteio quem iniciaria o jogo. O jogo consiste em dois quebra-cabeças um do sistema masculino e outro do sistema feminino com quinze peças cada um. Para ter direito as peças do jogo cada grupo teria que responder a uma pergunta o grupo que acertar a pergunta tem direito a peça e a continuar jogando, se errar dá assim chance ao outro grupo. O grupo que primeiro reunir todas as peças devem montar o quebra-cabeça e dizer qual o caminho percorrido pelo óvulo ou espermatozoide dependendo de qual grupo tenha ganhado. Foi observado durante o jogo que ocorreu a interação entre o aluno surdo e o restante da sala, pois a utilização de imagens é de fundamental importância para a melhor compreensão do aluno surdo. Esse trabalho alcançou o objetivo de contribuir com práticas educacionais que sejam lúdicas e inclusivas, servindo assim como referência para aplicabilidade nas aulas de biologia.

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem; Inclusão; Jogo-didático; Lúdico; Sistema Reprodutor
  • Modalidade
  • Pôster
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