Este resumo apresenta a importância de jogos didáticos na busca por melhorias nos métodos de ensino-aprendizagem de ciências biológicas nos anos finais do ensino fundamental, por graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II. Podemos notar que, na maioria das vezes, a biologia é ensinada por meio de aulas expositivas, com o objetivo de informar os alunos apenas os conjuntos de fatos, conceitos e fenômenos propostos pelos componentes curriculares, tendo como base o ensino tradicional, no qual os professores repetem aquilo que é apresentado e os alunos apenas escutam de forma passiva. Tendo isso em vista, os jogos didáticos vêm como um meio inovador nas técnicas de ensino no ambiente escolar e em quaisquer outros tipos de ambientes que podemos correlacionar ensino e alunos. A construção e aplicação do jogo foi uma proposta feita pelo docente Emanuel de Santana no componente curricular Genética e Evolução, no qual propôs um seminário tendo como tema Evolução Humana, e a partir do mesmo, construir um jogo para ser aplicado nos anos finais do ensino fundamental. Posto isto, foi elaborado e, posteriormente, construído um jogo de tabuleiro tendo como: título corrida evolutiva; trazendo como objetivo uma revisão dinâmica e lúdica sobre o assunto da aula, evolução humana, onde justamente com o jogo, eles iriam responder perguntas sobre o tema, assim tornando a aula mais dinâmica entre os alunos e o docente. Foram utilizados materiais reutilizados como cartolinas para desenhar o tabuleiro do jogo, peças de dama como marcador dos grupos, dados para numerar os passos e perguntas feitas sobre o tema do seminário e do jogo. a apresentação do seminário e construção do jogo, aplicamos como forma de demonstração para nossa turma da universidade, com o intuito demostrar como seria a aplicação desse jogo no ensino básico, prioritariamente, nos anos finais do ensino fundamental. Consequentemente, para realizar essa demonstração dividimos a turma em três grupos com números de componentes iguais; dai pudemos observar que além de uma aula expositiva dialogada, a utilização desses jogos didáticos faz com que os alunos tenham um melhor desempenho no aprendizado, além de uma maior participação e discussão sobre o assunto, logo, o discente sai do papel coadjuvante para ser o protagonista nas aulas, em consequência, fugindo daquela aula tradicional e monótona. A partir desse trabalho, portanto, conclui-se que os jogos didáticos são ferramentas de grande importância tanto para os professores atuais quanto para os futuros educadores em relação aos novos métodos de ensino-aprendizagem. Outrossim, ao utilizar esse meio de ensino é possível observar um aumento no desempenho dos alunos em relação ao acompanhamento dos assuntos ministrados em aula, participação, coletividade e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica