Frente aos problemas ambientais da atualidade, como a degradação ambiental e a consequente perda da qualidade de vida no planeta, hoje se enfrenta um grande desafio para criar uma ética planetária nova, que venha favorecer mudanças de comportamento na sociedade, sendo necessário para garantir um bom desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma importante ferramenta para amenizar a crise socioambiental que passa a humanidade atual. A utilização de jogos didáticos nas abordagens de EA beneficia o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais criativas e divertidas, contribuindo na construção e na articulação dos saberes dos alunos. Dentro dessa proposta, o presente trabalho objetivou instrumentalizar a prática pedagógica na abordagem da EA a partir da confecção e aplicação de jogos didáticos com temas ambientais. Frente a isso, foi elaborado um kit didático com três jogos, Forca do meio ambiente, Bingo Ambiental e Caminhada Ambiental. Os jogos foram disponibilizados para professores e alunos de uma Escola Pública de Alagoinhas, Bahia, para testar a sua viabilidade. A aplicação de questionários semi-estruturados e observação das aulas foram os métodos avaliativos utilizados no trabalho. Por meio desse material, foi possível conhecer a satisfação dos professores, e o aumento do interesse e motivação por parte dos alunos diante do tema. Portanto, os jogos mostraram ser um importante subsídio didático viável para ajudar os professores no processo de desenvolvimentos de aulas mais interessantes em EA, tornando-as mais criativas e dinâmicas, contribuindo de forma significativa para a formação de alunos mais conscientes de suas responsabilidades sócio-ambientais.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica