Os jogos didáticos atuam no desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos, sociais e criativos e assim, apresentam-se como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, foi pensado um jogo de tabuleiro para melhor interpretar a tabela periódica, as divisões nela existentes, a identificação de cada elemento bem como a localização em determinado período ou família e quais elementos são naturais e quais são sintéticos. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar o jogo de tabuleiro da tabela periódica em uma turma do 9° ano aplicada através do PIBID de Biologia UNEB – campus II como proposta de atividade para contribuir na aprendizagem desse conteúdo. Para a construção do tabuleiro foi utilizada uma folha de isopor de 10 mm de espessura que serviu como base na qual foi colada a folha de papel metro. As “casas” correspondentes a cada elemento químico da tabela periódica foram confeccionadas traçando-se as linhas e colunas da tabela. Cada “casa” com medida de 5x5 cm, dispostas em cores diferenciadas de EVA para melhor representar os elementos químicos. Foram utilizados quatro pinos e dois dados. Para iniciar o jogo foi sorteado a ordem dos jogadores divididos em grupos e o primeiro jogador lançou o dado, andando no tabuleiro conforme o número sorteado, começando do hidrogênio (H). De acordo com a cor da “casa” de cada elemento, segue algumas regras adicionais: Amarelo: Se acertar, avança 2 casas; Vermelho: Se errar, volta 1 casa; Azul: Se acertar, joga novamente; Verde: Se errar, volta 2 casas. Os estudantes tiveram contato com a tabela periódica de forma lúdica e entenderam que aprender e ensinar pode ser divertido. À medida que o jogo acontecia os estudantes foram se familiarizando com a organização da tabela periódica e perceberam que esse conteúdo requer mais que memorização, requer o entendimento da classificação periódica como importante ferramenta para o avanço nos estudos da química. Com esta atividade foi possível perceber que este jogo didático potencializou aprender a tabela periódica. Além disso, é importante destacar a importância da execução de jogos onde possa elucidar questões de como o lúdico pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como os benefícios dele no âmbito da socialização. Com isso, conclui-se que a finalidade deste recurso de ensino é de atuar como um elemento facilitador da aprendizagem do tema tabela periódica, dinamizando o conteúdo e trazendo novas experiências de aprendizagem para que os alunos associem o assunto abordado em teoria com a prática realizada.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica