A utilização de dinâmicas em sala de aula é uma das estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como auxílio e complemento na construção do conhecimento. Explorar o lúdico pode ser facilitador na elaboração de conceitos, no reforço de conteúdos, na sociabilidade entre os alunos e na criatividade, tornando os objetivos propostos assegurados. Diante disso, ao longo do ano letivo de 2019, bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao subprojeto “O Pibid integrando teoria e prática na licenciatura em ciências biológicas” aplicaram algumas intervenções. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por finalidade demostrar a percepção dos discentes sobre as intervenções a partir do Pibid. Para isso, foi realizado um questionário com cinco questões objetivas, essas foram respondidas por trinta e um estudantes e a partir das respostas obtidas foi possível observar que as atividades mais positivamente avaliadas foram aquelas que permitiram aos discentes a possibilidade de trabalhar em grupo ou aquelas que os mantiveram diretamente ligados na realização da atividade. Dentre as quatro dinâmicas executadas, obtiveram mais destaque o bingo da reprodução e a extração do DNA de morango, sendo essas as mais escolhidas pelos discentes. Ambas tinham o objetivo de servir como revisão e apropriação dos conteúdos abordados pela professora regente, além de proporcionar aulas mais leves. O retorno dessa pesquisa permitiu que os graduandos entendessem como os estudantes receberam as intervenções, bem como os pontos de acertos e falhas, fazendo parte do processo de formação profissional de cada bolsista envolvido, da mesma maneira que infere a importância desses momentos para a relação aluno-professor.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica