Feiras de Ciências são importantes locais de divulgação científica, cujo principal desafio é levar informações científicas e tecnológicas ao público sem ocasionar “reducionismos” nos conceitos. As Feiras de Ciências surgiram no Brasil na década de 60. As primeiras Feiras caracterizavam-se por apresentarem trabalhos resultantes de experiências feitas em aula ou montagem de aparelhos utilizados com fins demonstrativos O objetivo do trabalho foi levar, para uma escola de ensino médio da rede pública/particular(?), instrumentos confeccionados com materiais de baixo custo para abordagem no ensino de Biologia durante o ensino da Genética. A abordagem desse conteúdo no ensino de Biologia apresenta altos níveis de complexidade, seja por sua difícil visualização ou por não ser uma estrutura palpável para a exploração. Assim, quando tratamos do assunto Genética, o processo de ensino-aprendizagem exige a imaginação conceitual da estrutura do complexo genético. Diante disso, resolvemos construir uma estrutura de baixo custo para abordagem do respectivo conteúdo, sendo esta exposta em uma Feira de Ciência, alcançando um maior público e resultando em uma abordagem didática de fácil compreensão. Foi apresentada à uma turma do 3º. ano, uma cuba eletrolítica de separação de DNA de microorganismos. A cuba eletrolítica foi confeccionada com uma caixa plástica de bombons, para dar suporte físico à estrutura, fios de metal representando os polos positivo e negativo, um carregador de celular convencional para transmissão de corrente elétrica e gelatina, que representou o gel por onde o DNA migrou. A utilização de materiais de baixo custo com exposição em um uma Feira de Ciência, resultou em uma abordagem menos conceitual, com maior interesse dos discentes pelo conteúdo; um ambiente propício ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem, a possibilidade de inserção de experimentos de baixo custo usando materiais pouco usuais, a capacidade de promover o interesse do discente pelo conteúdo abordado, saindo do método convencional de abordagem do tema. Os resultados obtidos revelaram que o método de baixo custo funcionou a contento e os alunos demonstraram compreensão dos conteúdos abordados.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica