CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB – CAMPUS II PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS – BAHIA (BRASIL).

  • Autor
  • Vileneide Santana de Araujo
  • Co-autores
  • Uinnie Paula da Cruz dos Anjos , Marcia Lima de Jesus
  • Resumo
  •  

    Atualmente a docência enfrenta sérios obstáculos para que o ensino de geociências evolua, isso ocorre devido a falta de expansão dessa área nos cursos de formação e da falta de recursos para que se criem alternativas para o aprimoramento da inclusão da mesmo. Os estudos de campo, laboratório ao céu aberto, permitem reconhecer a geologia do ambiente em que se vive, a observação orienta o olhar do aluno para questões ambientais, auxiliam para o entendimento dos mecanismos que envolvem a dinâmica terrestre e ajudam a desenvolver o pensamento crítico. Neste trabalho será apresentado o projeto que visa proporcionar, aos alunos da rede pública, os conhecimentos básicos e interdisciplinares sobre as Geociências de forma simplificada, através de oficinas ministradas nas escolas da rede pública no município de Alagoinhas – Bahia (Brasil). Os primeiros resultados na implementação do projeto nas escolas teve êxito, uma vez que, após as atividades propostas todos os participantes apresentaram melhora gradativa no conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Extensão Universitária; Geociências; Transposição Didática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação
Voltar
  • Biotecnologia
  • Educação
  • Biodiversidade, meio ambiente e sustentabilidade
  • Anatomia, fisiologia e bioquímica
  • Citologia, genética e biologia molecular
  • Zoologia
  • Botânica
  • Ecologia
  • Parasito e microbiologia
  • Bioética
  • Micologia

Comissão Organizadora

Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves

Comissão Científica