O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Neste sentido, a proposta desse trabalho é relatar os desafios vivenciados no PIBID a partir das primeiras intervenções realizadas no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Alagoinhas-BA, e como isso contribuiu para a formação docente. O primeiro desafio foi estabelecer uma aproximação entre a pibidiana e os estudantes do 3° ano do ensino médio e para isso foi realizada uma aula prática na área externa da escola para a identificação dos fatores bióticos e abióticos. O segundo desafio foi fortalecer essa aproximação e para isso foi realizada uma atividade lúdica com base no jogo “fala sério ou com certeza”.O terceiro desafio foi o jogo caminhada ecológica realizada como atividade de revisão e preparatório para o ENEM e para os vestibulares, já que muitos estudantes irão realizar os mesmos. O primeiro contato com os discentes foi um pouco difícil, pois estavam resistentes à atividade indicada por não compreenderem a função do Pibid. Contudo, no decorrer das intervenções, eles tornaram-se receptivos e interagiram mais, estando abertos ao diálogo. A realização de atividades é importante para melhorar a aprendizagem e assimilação dos conteúdos. Entretanto, ela contribui ainda mais para a formação do licenciando que aprende com a prática a se comportar em sala de aula e entender as relações que permeiam a educação.
Comissão Organizadora
Caique Ferreira Grave
Uinnie Paula
David Alves
Comissão Científica