UTILIZANDO ABORDAGENS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O RELATO DE UMA PROPOSTA SOBRE ECOLOGIA

  • Autor
  • Heloísa Oliveira Bernado da Silva
  • Co-autores
  • Letícia Mayara da Silva Carvalho
  • Resumo
  • A ecologia é denominada a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existentes entre esses seres vivos e seu meio. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo relatar experiências vivenciadas durante o ensino de ecologia na turma do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Aluísio Germano, no município de Carpina-PE, no mês de outubro de 2019, buscando abordagens diferenciadas para melhor apropriação do conteúdo. Visando as melhores abordagens para ensino do conteúdo de ecologia, foram elaboradas três abordagens didáticas, como maneira metodológica de descrever o conteúdo para os alunos. Tais abordagem foram: 1) Exposição do conteúdo sobre introdução à ecologia; 2) Aula de campo; e a 3) Oficina ecológica. O ensino de ciências e de biologia torna-se um desafio ao professor em algumas situações, por tratar de assuntos complexos, então para driblar este desafio é essencial que o docente se aproprie de abordagens diferenciadas como: aula de campo, oficinas, jogos, vídeos e entre outras. Ao introduzir o assunto de ecologia com as aulas expositivas dialogadas houve o despertar desse conhecimento nos alunos, o que contribuiu para as outras metodologias que foram abordadas ao longo do percurso. E o resultado foram esclarecimentos de duvidas sobre o conteúdo, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem. No decorrer da aula de campo, pode-se observar o grande entusiasmo e a curiosidade por parte dos alunos, pelo fato de estarem fora das quatro paredes da sala de aula e, também, por terem oportunidade de verem na prática o que aprenderam  na teoria. Já no decorrer da oficina, pode-se notar a empolgação dos discentes para a montagem da teia alimenta. Na medida em que foram conhecendo (teoria) e construíram (prática) a teia alimentar, notou-se que a fixação do conteúdo ocorreu de forma satisfatória. A compreensão das temáticas estudadas foi melhor compreendida pelos alunos a partir da utilização dos recursos lúdicos, além da integração dos alunos na aula.

     

  • Palavras-chave
  • Aula de Campo. Ciências. Oficina. Residência Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE