A ecologia é denominada a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existentes entre esses seres vivos e seu meio. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo relatar experiências vivenciadas durante o ensino de ecologia na turma do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Aluísio Germano, no município de Carpina-PE, no mês de outubro de 2019, buscando abordagens diferenciadas para melhor apropriação do conteúdo. Visando as melhores abordagens para ensino do conteúdo de ecologia, foram elaboradas três abordagens didáticas, como maneira metodológica de descrever o conteúdo para os alunos. Tais abordagem foram: 1) Exposição do conteúdo sobre introdução à ecologia; 2) Aula de campo; e a 3) Oficina ecológica. O ensino de ciências e de biologia torna-se um desafio ao professor em algumas situações, por tratar de assuntos complexos, então para driblar este desafio é essencial que o docente se aproprie de abordagens diferenciadas como: aula de campo, oficinas, jogos, vídeos e entre outras. Ao introduzir o assunto de ecologia com as aulas expositivas dialogadas houve o despertar desse conhecimento nos alunos, o que contribuiu para as outras metodologias que foram abordadas ao longo do percurso. E o resultado foram esclarecimentos de duvidas sobre o conteúdo, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem. No decorrer da aula de campo, pode-se observar o grande entusiasmo e a curiosidade por parte dos alunos, pelo fato de estarem fora das quatro paredes da sala de aula e, também, por terem oportunidade de verem na prática o que aprenderam na teoria. Já no decorrer da oficina, pode-se notar a empolgação dos discentes para a montagem da teia alimenta. Na medida em que foram conhecendo (teoria) e construíram (prática) a teia alimentar, notou-se que a fixação do conteúdo ocorreu de forma satisfatória. A compreensão das temáticas estudadas foi melhor compreendida pelos alunos a partir da utilização dos recursos lúdicos, além da integração dos alunos na aula.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE