I Seminário PIBID e Residência Pedagógica 2019

I Seminário PIBID e Residência Pedagógica 2019

V Seminário de Iniciação à Docência e de Formação de Professores

Faça sua inscrição
17/10 a 18/10 19h30 às 21h30 e 13h30 às 21h30

Sobre o Evento

OBJETIVOS DO EVENTO

Geral:

  • Articular políticas e ações de formação de professores desenvolvidas no âmbito da UPE e outras IES.

Específicos:

  • Difundir conhecimentos e práticas docentes no âmbito da educação básica;
  • Proporcionar oportunidades para divulgação dos resultados e pesquisas desenvolvidas ou em execução pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco.
  • Intensificar a integração dos núcleos e subprojetos do Pibid e Residência Pedagógica para melhoria da qualidade da educação básica.
  • Possibilitar o exercício de experiências didáticas para aperfeiçoar a formação de docentes para a educação básica.

As atividades serão aceitas, desde que classificadas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Inovação Pedagógica

Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares

Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática;

Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas;

Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física;

Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura;

Eixo 7 –Gestão Educacional

Eixo 8 – Tecnologias Educacionais

Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

Programação

Comunicação Oral

      1. COMUNICAÇÃO ORAL

 

As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos organizadas a partir da análise do artigo, que deverão ser anexados no momento da inscrição no formato estabelecido. Serão destinados dez (10) minutos para apresentação e mais quinze (15) minutos para perguntas/debates, após bloco de cinco (5) apresentações.

 

Para inscrição na modalidade de COMUNICAÇÃO ORAL, deverá ser apresentado um artigo completo com as seguintes características:

 

a) Apresentar título em negrito, caixa alta e centralizado;

b) Apresentar nomes dos(as) autores(as), alinhado(s) à direita, seguido do nome do programa na área de Formação de Professores da Capes (Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Life e Mestrados Profissionais) a que está vinculado e da instituição de origem;

c) Conter, no mínimo, dez (10) páginas e, no máximo, quinze (15) páginas; ser escrito em arial; fonte 12; espaçamento simples entre linhas; margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm; sem abreviaturas;

d) Apresentar um resumo contendo três (3) palavras-chave.

Às08h00 - Salas de Aula
13h30 Submissão de Trabalhos Apresentação Pôster
Local: Salas de Aula

Os/As interessados(as) em apresentar trabalhos no SEMINID-RP 2019 devem escolher a forma de apresentação: resumo expandido (pôster) ou artigo (comunicação oral).

Todos(as) os(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco deverão obrigatoriamente apresentar um trabalho em formato de resumo expandido ou artigo.

O envio do resumo expandido ou artigo deverá ser efetuado até às 23h59min, do dia 10 de outubro de 2019, em arquivo pdf identificado pelo Nome e Sobrenome do(a) autor(a) e o nome do eixo temático, para o e-mail seminid@upe.br.

Os trabalhos podem ter até 04 participantes contando com o orientador e o preceptor/supervisor.

Siga as orientações gerais que serão utilizadas pelos(as) pareceristas dos eixos do evento, favorecendo a correção e o aceite:

  1. O conteúdo do trabalho deverá ser adequado ao tema do seminário.
  2. O trabalho deverá apresentar pertinência quanto ao título e ao eixo escolhido.
  3. O conteúdo do trabalho deverá apresentar coerência.
  4. O trabalho deverá apresentar resultados parciais.
  5. Deverá existir encadeamento lógico entre as partes do trabalho, favorecendo a compreensão do texto dentro do que o mesmo se propõe.
  6. O trabalho deverá estar escrito de maneira clara, coerente e concisa.
  7. O trabalho deverá estar bem organizado e utilizar corretamente figuras/gráficos/tabelas, quando for o caso, seguindo as normas da ABNT.

Informações importantes:

  1. Cada participante poderá participar da elaboração de um resumo expandido ou um artigo completo.
  2. Os resumos expandidos serão apresentados em forma de pôster.
  3. Os artigos completos serão apresentados através de comunicação oral.

2.2.2 PÔSTER

O Resumo Expandido para inscrição na modalidade PÔSTER deverá:

a) Apresentar o título em negrito, caixa alta e centralizado;

b) Apresentar nomes dos(as) autores(as), alinhado(s) à direita, seguido do seguido do nome do programa na área de Formação de Professores da Capes (Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Life e Mestrados Profissionais) a que está vinculado(a) e da instituição de origem;

c) Ter de três (3) a cinco (5) páginas em texto corrido, deverá ser escrito em arial; fonte 12; espaçamento simples entre linhas; margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm; sem abreviaturas;

d) Conter três (3) palavras-chave.

Normas para a confecção e apresentação do trabalho na modalidade PÔSTER:

1) Cada pôster deverá medir 0,90 largura X 1,20 de altura.

2) Título e cabeçalho devem ser idênticos ao do resumo expandido inscrito no evento;

3) Textos deverão ser legíveis a uma distância de, pelo menos, 1 m;

4) Pôster deverá conter, além do texto, dados e/ou imagens;

5) Os/As autores(as) deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período destinado à apresentação.

14h00 Petrolina - Transformações socioespacial na construção de uma educação humanizada Oficina
Local: Sala de aula

Demonstrar a importância do ensino de geografia na constituição socioespacial, através de análises amplas dos conhecimentos mediados nas turmas dos 2º anos do Ensino Médio, promover a ponte teoria-prática para compreensão do espaço em que vivem e se configuram como elementos remodeladores ativos desse espaço, utilizando de dinâmicas diversas com os conteúdos programáticos, produção de produtos pedagógicos confeccionados pelos estudantes sob a orientação dos residentes. Buscou-se explorar a criatividade dos sujeitos, tendo por base o conhecimento geográfico por meio de atividades em grupo na sala de aula, e finalizamos com a aula prática de campo, para que este aluno fosse estimulado a ativar sua criatividade e sua criticidade de todo conteúdo abordado, na intenção de desenvolver um olhar crítico nos estudantes relacionando seus conhecimentos e as transformações que vivenciam na sociedade identificando com o processo e o relacionando ao meio que vivem enquanto sujeitos sociais.

15h00 Sequências didáticas no Ensino Fundamental: discutindo os pressupostos teóricos e metodológicos na sua construção. Minicurso
Local: Sala 13
15h00 Gêneros textuais Minicurso
Local: Sala 11
15h00 Produção de Bonecas Abayomis: por um ensino de história que estimule a sensibilidade e a reflexão. Oficina
Local: Sala 14
15h00 A reprodução da desigualdade de gênero no âmbito escolar - da teoria à prática pedagógica na sala de aula Minicurso
Local: Sala 15
15h00 A importância do lúdico no ensino fundamental. Oficina
Local: Sala 16
13h30 Submissão de Trabalhos Apresentação Pôster
Local: Salas de Aula

Os/As interessados(as) em apresentar trabalhos no SEMINID-RP 2019 devem escolher a forma de apresentação: resumo expandido (pôster) ou artigo (comunicação oral).

Todos(as) os(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco deverão obrigatoriamente apresentar um trabalho em formato de resumo expandido ou artigo.

O envio do resumo expandido ou artigo deverá ser efetuado até às 23h59min, do dia 10 de outubro de 2019, em arquivo pdf identificado pelo Nome e Sobrenome do(a) autor(a) e o nome do eixo temático, para o e-mail seminid@upe.br.

Os trabalhos podem ter até 04 participantes contando com o orientador e o preceptor/supervisor.

Siga as orientações gerais que serão utilizadas pelos(as) pareceristas dos eixos do evento, favorecendo a correção e o aceite:

  1. O conteúdo do trabalho deverá ser adequado ao tema do seminário.
  2. O trabalho deverá apresentar pertinência quanto ao título e ao eixo escolhido.
  3. O conteúdo do trabalho deverá apresentar coerência.
  4. O trabalho deverá apresentar resultados parciais.
  5. Deverá existir encadeamento lógico entre as partes do trabalho, favorecendo a compreensão do texto dentro do que o mesmo se propõe.
  6. O trabalho deverá estar escrito de maneira clara, coerente e concisa.
  7. O trabalho deverá estar bem organizado e utilizar corretamente figuras/gráficos/tabelas, quando for o caso, seguindo as normas da ABNT.

Informações importantes:

  1. Cada participante poderá participar da elaboração de um resumo expandido ou um artigo completo.
  2. Os resumos expandidos serão apresentados em forma de pôster.
  3. Os artigos completos serão apresentados através de comunicação oral.

2.2.2 PÔSTER

O Resumo Expandido para inscrição na modalidade PÔSTER deverá:

a) Apresentar o título em negrito, caixa alta e centralizado;

b) Apresentar nomes dos(as) autores(as), alinhado(s) à direita, seguido do seguido do nome do programa na área de Formação de Professores da Capes (Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Life e Mestrados Profissionais) a que está vinculado(a) e da instituição de origem;

c) Ter de três (3) a cinco (5) páginas em texto corrido, deverá ser escrito em arial; fonte 12; espaçamento simples entre linhas; margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm; sem abreviaturas;

d) Conter três (3) palavras-chave.

Normas para a confecção e apresentação do trabalho na modalidade PÔSTER:

1) Cada pôster deverá medir 0,90 largura X 1,20 de altura.

2) Título e cabeçalho devem ser idênticos ao do resumo expandido inscrito no evento;

3) Textos deverão ser legíveis a uma distância de, pelo menos, 1 m;

4) Pôster deverá conter, além do texto, dados e/ou imagens;

5) Os/As autores(as) deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período destinado à apresentação.

15h00 Tecnologia e Trabalho de Campo na Sala de Aula Oficina
Local: Sala de Aula
09h00 Educação e resistência: reformas educacionais e políticas curriculares para a educação básica. Mesa-redonda
Local: Auditório FCAP
10h00 Políticas Educacionais e os programas de iniciação à docência: PIBID e RP Conferência
Local: Auditório
13h30 Submissão de Trabalhos Apresentação Pôster
Local: Salas de Aula

Os/As interessados(as) em apresentar trabalhos no SEMINID-RP 2019 devem escolher a forma de apresentação: resumo expandido (pôster) ou artigo (comunicação oral).

Todos(as) os(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco deverão obrigatoriamente apresentar um trabalho em formato de resumo expandido ou artigo.

O envio do resumo expandido ou artigo deverá ser efetuado até às 23h59min, do dia 10 de outubro de 2019, em arquivo pdf identificado pelo Nome e Sobrenome do(a) autor(a) e o nome do eixo temático, para o e-mail seminid@upe.br.

Os trabalhos podem ter até 04 participantes contando com o orientador e o preceptor/supervisor.

Siga as orientações gerais que serão utilizadas pelos(as) pareceristas dos eixos do evento, favorecendo a correção e o aceite:

  1. O conteúdo do trabalho deverá ser adequado ao tema do seminário.
  2. O trabalho deverá apresentar pertinência quanto ao título e ao eixo escolhido.
  3. O conteúdo do trabalho deverá apresentar coerência.
  4. O trabalho deverá apresentar resultados parciais.
  5. Deverá existir encadeamento lógico entre as partes do trabalho, favorecendo a compreensão do texto dentro do que o mesmo se propõe.
  6. O trabalho deverá estar escrito de maneira clara, coerente e concisa.
  7. O trabalho deverá estar bem organizado e utilizar corretamente figuras/gráficos/tabelas, quando for o caso, seguindo as normas da ABNT.

Informações importantes:

  1. Cada participante poderá participar da elaboração de um resumo expandido ou um artigo completo.
  2. Os resumos expandidos serão apresentados em forma de pôster.
  3. Os artigos completos serão apresentados através de comunicação oral.

2.2.2 PÔSTER

O Resumo Expandido para inscrição na modalidade PÔSTER deverá:

a) Apresentar o título em negrito, caixa alta e centralizado;

b) Apresentar nomes dos(as) autores(as), alinhado(s) à direita, seguido do seguido do nome do programa na área de Formação de Professores da Capes (Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Life e Mestrados Profissionais) a que está vinculado(a) e da instituição de origem;

c) Ter de três (3) a cinco (5) páginas em texto corrido, deverá ser escrito em arial; fonte 12; espaçamento simples entre linhas; margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm; sem abreviaturas;

d) Conter três (3) palavras-chave.

Normas para a confecção e apresentação do trabalho na modalidade PÔSTER:

1) Cada pôster deverá medir 0,90 largura X 1,20 de altura.

2) Título e cabeçalho devem ser idênticos ao do resumo expandido inscrito no evento;

3) Textos deverão ser legíveis a uma distância de, pelo menos, 1 m;

4) Pôster deverá conter, além do texto, dados e/ou imagens;

5) Os/As autores(as) deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período destinado à apresentação.

13h45 Comunicações Orais Apresentação Oral
Local: Salas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8
16h00 Apresentações de Pôster Apresentação Pôster
Local: Espaço Paulo Freire
13h30 Submissão de Trabalhos Apresentação Pôster
Local: Salas de Aula

Os/As interessados(as) em apresentar trabalhos no SEMINID-RP 2019 devem escolher a forma de apresentação: resumo expandido (pôster) ou artigo (comunicação oral).

Todos(as) os(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco deverão obrigatoriamente apresentar um trabalho em formato de resumo expandido ou artigo.

O envio do resumo expandido ou artigo deverá ser efetuado até às 23h59min, do dia 10 de outubro de 2019, em arquivo pdf identificado pelo Nome e Sobrenome do(a) autor(a) e o nome do eixo temático, para o e-mail seminid@upe.br.

Os trabalhos podem ter até 04 participantes contando com o orientador e o preceptor/supervisor.

Siga as orientações gerais que serão utilizadas pelos(as) pareceristas dos eixos do evento, favorecendo a correção e o aceite:

  1. O conteúdo do trabalho deverá ser adequado ao tema do seminário.
  2. O trabalho deverá apresentar pertinência quanto ao título e ao eixo escolhido.
  3. O conteúdo do trabalho deverá apresentar coerência.
  4. O trabalho deverá apresentar resultados parciais.
  5. Deverá existir encadeamento lógico entre as partes do trabalho, favorecendo a compreensão do texto dentro do que o mesmo se propõe.
  6. O trabalho deverá estar escrito de maneira clara, coerente e concisa.
  7. O trabalho deverá estar bem organizado e utilizar corretamente figuras/gráficos/tabelas, quando for o caso, seguindo as normas da ABNT.

Informações importantes:

  1. Cada participante poderá participar da elaboração de um resumo expandido ou um artigo completo.
  2. Os resumos expandidos serão apresentados em forma de pôster.
  3. Os artigos completos serão apresentados através de comunicação oral.

2.2.2 PÔSTER

O Resumo Expandido para inscrição na modalidade PÔSTER deverá:

a) Apresentar o título em negrito, caixa alta e centralizado;

b) Apresentar nomes dos(as) autores(as), alinhado(s) à direita, seguido do seguido do nome do programa na área de Formação de Professores da Capes (Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, Life e Mestrados Profissionais) a que está vinculado(a) e da instituição de origem;

c) Ter de três (3) a cinco (5) páginas em texto corrido, deverá ser escrito em arial; fonte 12; espaçamento simples entre linhas; margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm; sem abreviaturas;

d) Conter três (3) palavras-chave.

Normas para a confecção e apresentação do trabalho na modalidade PÔSTER:

1) Cada pôster deverá medir 0,90 largura X 1,20 de altura.

2) Título e cabeçalho devem ser idênticos ao do resumo expandido inscrito no evento;

3) Textos deverão ser legíveis a uma distância de, pelo menos, 1 m;

4) Pôster deverá conter, além do texto, dados e/ou imagens;

5) Os/As autores(as) deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período destinado à apresentação.

14h00 Aplicações da Função Exponencial no dia-a-dia: Uma abordagem interdisciplinar. Oficina
Local: Sala de Aula
14h00 O PIBID trazendo uma forma lúdica para aprendizagem no ensino da matemática com as frações Oficina
Local: Sala de Aula
14h00 Produção áudio visual para o ensino da geografia Minicurso
Local: Sala de Aula

Carregando área de inscrição

Local

Recife, 51100010, Av. Agamenon Magalhães, Santo Amaro, Recife, Pernambuco
Ver no mapa

Organizador

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade de Pernambuco (UPE)

A Universidade de Pernambuco - UPE, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – Prograd, no cumprimento de suas atribuições, vem por meio desta chamada de trabalhos convidar e orientar os/as participantes dos Programas de Formação de Professores da Universidade de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior – IES (Pibid, Residência Pedagógica Parfor, Life e Mestrados Profissionais) para apresentação de artigo ou resumo expandido no SEMINID-RP UPE 2019.