O ESPAÇO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

  • Autor
  • Jhonatan Júnior Alcântara
  • Co-autores
  • Mirtes Ribeiro de Lira
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho busca realizar uma discussão teórico-metodológica acerca do Programa Residência Pedagógica e das nuances em torno da mesma. Considerando as diferentes dimensões que compõem o programa, seus paradigmas, contradições e colaborações para a atividade docente e a plena formação de professores em Instituições de Educação Superior (IES). Perpassando temas como trabalho colaborativo, relação teórico-prática e inovação pedagógica, pretendemos contribuir com a discussão acerca do Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Trabalho colaborativo; Programa Residência Pedagógica; inovação pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE